Inscrições abertas para Programa de Iniciação Científica


O programa de Iniciação Científica da FATE é voltado para o aluno de graduação, tendo como principal objetivo introduzir o estudando com potencial promissor à prática científica. O aluno tem a oportunidade de estudar e desenvolver um tema de seu interesse através da utilização de metodologias adequadas, sendo acompanhado por um professor orientador com experiência comprovada na área de atuação escolhida.


É implementado semestralmente através de processo seletivo estabelecido pela Coordenação de Pesquisa por meio de edital, que conterá as linhas de pesquisa, as condições gerais de participação do discente, o número de vagas por áreas do conhecimento e o período estabelecido para a execução do projeto.

O prazo para realização dos projetos de pesquisa é de 12 meses, sendo admitida prorrogação de acordo com o grau de complexidade e a abrangência do projeto.

Para participar o aluno deve estar regularmente matriculado, ter concluído integralmente o primeiro semestre curricular e não estar cursando o último semestre da graduação. Além disso, faz-se necessário que o mesmo tenha sido aprovado na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica, apresente bom desempenho acadêmico, não possua nenhuma reprovação no histórico, bem como tenha disponibilidade de 10 (dez) horas semanais para se dedicar às atividades da referida pesquisa.

Poderá ainda ser pleiteada uma bolsa ofertada em forma de desconto na mensalidade com vigência de 1 ano, havendo possibilidade de renovação consoante a manifestação do professor orientador.

A cada semestre são divulgadas as quantidades de bolsas e seus respectivos valores pela Diretoria Geral, sendo tais informações divulgadas através de edital específico. O educando que não tem interesse em receber a bolsa também poderá participar do programa na qualidade de Aluno Voluntário.

Apesar da concessão de bolsas ser uma forma de incentivar a participação dos alunos nas atividades de pesquisa, deve-se salientar que o retorno imediato do estudante é a continuidade de sua formação, especialmente em relação à pós-graduação. A Iniciação Científica deve ser considerada como uma atividade ampla e de fundamental importância para futura vida profissional do graduando, que certamente poderá contar com um diferencial na construção de seu currículo.

Início das inscrições: 4 de maio (via e-mail)
iniciacaocientifica@fate.edu.br
Confira o edital em nosso site

0 comentários: