Dicas para o êxito acadêmico


Devemos entender que nem sempre boas notas representam o sucesso nos estudos. Infelizmente existem alunos que utilizam a “cola” e assim obtêm a nota desejada. Nesta situação, nota não é sinônimo de conhecimento. 

Ser bem sucedido nos estudos significa assimilar os conceitos da sala de aula, e saber como aplicá-los de forma eficiente e eficaz, significa estar se preparando para ser um profissional competente no mercado de trabalho. 

Vejamos algumas dicas úteis: 

1  Assista às aulas. Preste atenção às explicações do professor. 

2  Pergunte quando não estiver entendendo a matéria. Muitos alunos ficam com vergonha de perguntar. Ninguém nasceu sabendo. Perguntar é um direito seu como aluno. Pergunte. Você pode ter certeza de que outros colegas também prestarão atenção à explicação do professor. 

3  Faça uma pequena revisão todos os dias. 

4  Escreva um resumo da matéria para se ter uma visão geral. 

5  Se a matéria é de cálculo, faça muitos exercícios. A primeira etapa consiste em tentar fazer sozinho, se você não conseguir, não se preocupe, olhe no caderno e tente descobrir qual foi sua falha. Faça o exercício até você assimilar todos os passos e conseguir completar o exercício sem olhar para o caderno. 

6  Procure ler além das matérias em sala de aula, aprimore seus conhecimentos. Leia revistas especializadas, jornais, internet, etc. 

7  Estude não somente as matérias, mas também estude o professor, preste atenção no seu estilo de aulas e de avaliação. 

8  Procure ajudar o colega que está tendo dificuldades. Você terá dois grandes benefícios. Em primeiro lugar, o seu colega ficará muito feliz e em segundo lugar, você solidificará seu conhecimento. 

9  Pratique alguma atividade física. Deve haver uma harmonia entre a mente e o corpo. 

10  Tenha momentos de lazer, afinal ninguém é de ferro.

0 comentários: