Além da finalidade de conferir a habilitação legal ao exercício da profissão docente, os cursos de licenciatura devem preocupar-se em formar o professor. Colaborando para o exercício de sua atividade docente, já que ser professor não é uma atividade burocrática para a qual é necessário adquirir conhecimentos e habilidades que lhe tornarão profissionais técnicos. Assim, o trabalho docente tem como natureza ensinar contribuindo para o processo de humanização dos alunos historicamente situados.
Portanto, espera-se que a licenciatura desenvolva nos alunos conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que lhes possibilitem irem construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino lhe coloca no cotidiano.
Espera-se ainda, que, mobilize os conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social, e que desenvolvam a capacidade investigativa, para que a partir dela, possam construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, sempre construindo e reconstruindo suas identidades como professores.
Visando contribuir para a construção da identidade e formação do professor, a FATE oportuniza aos alunos a vivência baseada na experiência dos professores que compõem o quadro de professores do Curso de Pedagogia.

Profª Marly Alves
Coordenadora do Curso de Pedagogia

0 comentários: