A leitura é a mais importante fonte de conhecimento, pois ela possibilita às pessoas o acesso a memórias, pensamentos, ideias, resultados de experimentos, enfim, ao conhecimento geral construído pela humanidade ao longo da história. E é no ambiente acadêmico onde se produz e se absorve grande parte desse conhecimento. Uma importante fonte desse conhecimento mutável e cumulativo é o periódico científico. Mas, afinal, o que é um periódico?
Periódico é um material publicado por conselho, organização ou pessoa de forma eletrônica ou impressa sobre determinada área de conhecimento e, como já sugere o nome, com edições periódicas (mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual etc). Para entendermos melhor vamos fazer um paralelo entre as revistas comerciais e os periódicos científicos (ou revistas acadêmicas), procurando diferenciá-las. As revistas comerciais trazem informações jornalísticas sobre um tema específico ou diversificado. Seus textos e/ou reportagens são escritos, em sua maioria, por jornalistas ou cronistas, nelas podemos encontrar uma grande quantidade de propagandas e entrevistas, além de possuírem uma política editorial mais flexível. Podemos citar como exemplo a Veja, Você S.A., Exame etc. 
Os periódicos científicos são editados, na sua maioria, por associações profissionais, entidades científicas ou instituições de ensino superior. Como publicações científicas e acadêmicas que são, podem publicar artigos, resenhas de livros, resumos de pesquisa, estudos de caso, revisão bibliográfica entre outros. Seus autores são professores, cientistas e pesquisadores. Tem como público-alvo professores e estudantes de graduação e pós-graduação, cientistas e pesquisadores da área de publicação. Sua principal função é tornar visível o desenvolvimento da ciência e da pesquisa e registra-lo para a posterioridade, pois os conhecimentos adquiridos que são publicados em periódicos científicos são muitas vezes a fundamentação para a elaboração de leis federais ou de novos procedimentos na área médica, por exemplo. Sua política de publicação é bastante rígida, exigindo que os trabalhos sejam realizados segundo o método científico. Como exemplo de periódicos científicos, podemos citar a Revista de Administração da USP (RAUSP), a Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a Revista de Administração Contemporânea (RAC) entre outras.
Amplie seus conhecimentos complementando seus estudos com mais esta fonte de pesquisa em constante atualização. Consulte os periódicos impressos da Biblioteca da FATE ou acesse os periódicos eletrônicos em nosso ambiente virtual: no link “Biblioteca”, clique em “Bases de dados de livre acesso” e bons estudos!

Francinir B. de Lima Ellery
Gestora das Bibliotecas FATE

0 comentários: