Alunos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira obtêm aprovação média de 70% em exames nacionais



A qualidade do ensino oferecida pela Faculdade Ateneu vem sendo colocada à prova, através de seus alunos em concursos, seleções e exames. Um exemplo desse sucesso foi a participação de estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Gestão Financeira em exames nacionais nas duas áreas.
No primeiro caso, alunos do 7º e 8º semestres de Ciências Contábeis obtiveram 80% de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “Dos nove alunos que participaram, sete foram aprovados com notas superiores a 7,0, onde a nota mínima é 5,0”, explicou o professor da área Holmes Cordeiro.
O outro destaque foi os 75% de aprovação dos alunos de Gestão Financeira na Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA 10) e na Certificação Profissional ANBIMA - Série 20 (CPA 20). Ao todo 22 alunos do quarto e quinto semestres fizeram os simulados, dos quais onze tiveram rendimento satisfatório na CPA 10, enquanto seis foram bem na CPA 20. “O resultado mostra o desempenho dos alunos de Gestão Financeira em relação aos conteúdos programáticos, habilidades, competências e conhecimentos adquiridos para a obtenção das Certificações” salientou o professor.

Importância das certificações

O Conselho Federal de Contabilidade é a entidade que tem dentre outras finalidades, a de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.
A CPA 10 é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA). A ANBIMA é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. A CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento tenham conhecimento do mercado. Atualmente, a certificação vem sendo considerada como um diferencial pelas instituições financeiras quando as mesmas vão contratar seus funcionários.
A CPA 20 destina-se a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento. Caso a instituição seja aderente ao Código de Regulação e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuem em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a CPA-20. (Fonte: CFC e Wikipédia)

Emanuel Santos
Assessoria de Imprensa

0 comentários: