IV Feira de Marketing é marcada pela troca de experiências acadêmicas e profissionais



Mais de vinte empresas expuseram suas marcas e compartilharam conhecimentos e experiências com os alunos e visitantes que participaram direta ou indiretamente da IV Feira de Marketing realizada na última quarta-feira, dia 14 de novembro. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as estratégias de venda e promoção promovidas por empresas de grande, médio e pequeno porte, além de música ao vivo com a Banda Baladauê e sorteio de muitos brindes.

Empresas

Para o representante comercial da Nestlé, Carlos Silva, que expôs duas marcas (Purina e Lafruta) um evento desse porte, que movimenta cerca de duas mil pessoas, gera impacto visual que fixa a marca na cabeça das pessoas. Para ele, a Feira também é importante para fechar negócios e apresentar serviços agregados, como nesta ocasião, apresentou um plano de saúde voltado para cães e gatos. Já a supervisora de venda da Embracom, Joselma Santos, vê o evento como uma forma de divulgar e, principalmente de captar clientes. “Aproveitamos para fazer a prospecção de novos clientes, mas acima de tudo, aprendemos com as novidades trazidas pelos alunos que estão na ativa acadêmica”, mencionou Joselma.

Alunos

O aluno do primeiro semestre de Marketing, Jocélio Lima, destacou que o grande legado do evento é a interação com profissionais atuante no mercado. Ele também explicou quais as estratégias que estavam sendo aplicadas na tenda Embracom. “Utilizamos a panfletagem e a venda direta como estratégias de marketing e com isso prospectamos clientes”, explica o aluno.
Uma barraca muito concorrida, principalmente pelo público feminino, foi a da empresa Sym com produtos de higiene voltada para a mulher. De acordo com o estudante Natanael Rodrigues as estratégias utilizadas pela sua equipe foi a amostragem de produtos, assim como o sorteio de brindes, a panfletagem.
Não somente as grandes marcas tiveram espaço na Feira, pequenos negócios como Sys Bijoux também teve o seu momento de apresentação. Representada por uma equipe de seis pessoas, a microempresa baseou suas estratégias na boa exposição dos produtos, valor e a distribuição de brindes. “Estamos vendo exatamente como acontece nos grandes eventos de marketing, e o mais importante, ainda no ambiente acadêmico”, ressaltou uma das integrantes da equipe, a aluna do 2º semestre de Processos Gerenciais, Raimunda Mendes.
Outro estudante de Processos Gerenciais que destacou a importância do evento foi Michael Sousa. “Foi interessante participar de todo o processo, desde o contato com a empresa quando fomos convidá-la até a montagem do stand. Hoje vimos que o cansaço foi recompensado pelo produto final, uma barraca com muitas luzes e bem atrativa aos olhos dos visitantes”, comemorou o aluno que estava representante a empresa Dr. Oetker.

Visitante

A visitante Marilac Moura destacou alguns detalhes importantes da IV Feira de Marketing da Faculdade Ateneu, uma foi a organização e outra o conhecimento dos alunos. “O que mais me chamou atenção foi a organização do evento, me pareceu tudo muito organizado, a disposição das barracas e os participantes estavam empenhados em passar a real ideia da feira, através de muito conhecimento de seus projetos”, disse.

A coordenação

Para a coordenadora do curso e organizadora da Feira de Marketing, profª Michele Aragão, a cada edição o evento surpreende pelo desempenho dos alunos e das empresas que aceitam os convites para participar. Segundo ela, é perceptível a verdadeira parceria entre a FATE e as Empresas, pois todos estão envolvidos para atender um único objetivo, o de promover a interação das práticas de Marketing com a teoria. “A repercussão de um acontecimento como este promove uma grande satisfação, acredito que vale a pena todos os esforços para coordenar principalmente, quando percebo a motivação e a alegria dos alunos e do público durante a realização da Feira”. 
A professora atribui ainda todo o sucesso do evento a um trabalho cooperativo. “A Feira foi mérito de um verdadeiro trabalho em equipe e parcerias de alunos, ex-alunos, colaboradores da FATE, empresas, empreendedores, colaboradores das empresas, Departamento de Eventos e outros. Parabenizo a todos pelo sucesso do evento”, festejou a Michele Aragão.

Confira as empresas participantes em ordem alfabética:
Autoescola Novo Sentido
Banda Baladauê
Baterias Moura
Belas Artes
Cacau Show
Casa Brasil
Colégio Ateneu
Débora'rts
Delícias da Lucineide
Dr. Oetker
Distribuidora Donizete (Flying Horse e Sym)
Embracom
Faculdade Ateneu
Hidracor
J.S.B Distribuidora - Sucos MID e FIT, Pipoca Kenko e Sopas Vono.
J.A. Distribuidora - Suco SuFresh, Chocolate - Sonho de Valsa e Biscoitos - Clube Social e Mabel
Jornal Aqui Ceará
MReis Logística - Brilux
Nestlé (Purina e Lafrutta)
Nossa Moto - Honda
Sys Bijoux
Zenir Decorações

Emanuel Santos
Assessoria de Imprensa

0 comentários: