Multiplicidade de pesquisa marca o II Encontro dos Projetos Interdisciplinares do curso de Marketing

 Os estudantes do curso de Marketing proporcionaram, no último dia 7, uma verdadeira exposição científica no campus Lagoa de Messejana. A atividade consistiu na apresentação de 14 banners de pesquisas vinculadas ao II Encontro dos Projetos Interdisciplinares do curso de Marketing. Os alunos não mediram esforços para fazer do momento uma oportunidade de disseminar conhecimento e adquirir novas experiências.





Alguns destaques

Os banners variavam desde pequenos negócios a empresas de marcas conceituadas no mercado como as Baterias Moura, Farmácias Pague Menos, Grupo M. Dias Branco, Mc Donald’s e órgãos públicos como o Departamento de Trânsito do Ceará (DETRAN/CE), contudo, alguns trabalhos chamaram a atenção do público.

Um deles foi sobre o universo feminino das academias, que de acordo com o integrante da equipe, Mário Cleber, estudante do 2º semestre, a pesquisa apontou que este segmento detém 2% Produto Interno Bruto do Brasil e tem um público 100% satisfeito “A nossa análise observou que as usuárias dessas academias em geral são pessoas com nível superior, renda média de R$ 2.800 reais e faixa etária de 26 a 35 anos, ou seja, são pessoas economicamente ativas, o que faz o setor garantir essa fatia do PIB brasileiro”, explicou. Outro fato que chamou a atenção da equipe foi que 53% das entrevistadas disseram que procuraram esse tipo de academia por indicação. “O boca a boca fez a diferença nesse caso, porém isso nos mostra um cenário promissor para o marketing, visto que as empresas precisam investir mais em estratégias de vendas, com isso devem gerar novas oportunidades profissionais na área”, disse Mário.

Outro trabalho com repercussão entre os participantes foi o da estudante do segundo semestre Lessandra Silva. A aluna pesquisou sozinha, o perfil e o hábito de compra dos consumidores de Sex Shop em Fortaleza. A discente levantou que, somente na capital existem 29 lojas especializadas nesse tipo de produto. “Esses acessórios e cosméticos ajudam a construir a fantasia das pessoas e os dados mostram que 63% dos frequentadores são mulheres”, disse a estudante. A pesquisa também mostrou que o usuário desses artifícios tem idade média de 29 a 39 anos (36%) e que mais de 40% são pessoas casadas. “A idade mostra que são pessoas com vida sexual ativa e conforme conversei com proprietários, vendedores e clientes, os casados procuram para realmente darem um up grade na relação”, comentou Lessandra. O trabalho da aluna trouxe ainda um levantamento dos produtos mais utilizados e uma curiosidade quanto à localização das lojas. Os cosméticos, seguidos das lingeries e dos lubrificantes lideram as compras, quanto ao local dos estabelecimentos, a pesquisa apontou que em geral, eles estão no primeiro andar dos edifícios ou com fachadas disfarçadas. “Ainda há um receio muito grande das pessoas, por isso que essas lojas estão sempre escondidas, porém a entrega em domicílio tem feito a diferença para o segmento”, explicou a estudante.

Para uma das avaliadoras da exposição, a professora Sílvia Letícia, o encontro chamou atenção pela variedade de assuntos pesquisados. “Além de diversos foram curiosos os temas abordados pelos alunos”, destacou a docente que avaliou os trabalhos juntamente com os professores Alfredo Saboya e Michele Aragão.

Para a coordenadora do curso Michele Aragão, o II Encontro dos Projetos Interdisciplinares do Curso de Marketing foi o mais envolvente, com um número maior de pôsteres, temáticas inovadoras e atrativas para o público. “Percebi o envolvimento maior dos alunos, pois todos tinham a consciência da responsabilidade de apresentar um trabalho de pesquisa para outros docentes que também lecionam no curso de Marketing, explanar toda a estrutura da pesquisa, seus objetivos, metodologia aplicada e resultados, além de fazer com que os professores (avaliadores) compreendessem o processo para julgar a nota do trabalho”, observou a professora. Para o próximo semestre, Michele Aragão assegura que haverá muitas novidades que farão o diferencial do curso. “Ano que vem teremos muitas novidades, como visitas técnicas, laboratório de Marketing, I Semana de MKT (em maio) com palestras, minicursos, Feira de MKT, entre outros atrativos”, concluiu.

No final os alunos se confraternizaram com um coquetel preparado especialmente para a ocasião.

Veja as temáticas abordadas

Os trabalhos dos alunos do 1º semestre tiveram foco para o perfil do profissional de Marketing e Ações de Marketing Socioambientais, Perfil do Gerente de Trade Marketing, Perfil do Promotor de Vendas do Atacado, Perfil e Atribuições do Analista de Marketing das Farmácias Pague Menos, Ações Sociais do Medeiros Supermercado, Ações de MKT Socioambeintais da Guanabara Express, entre outros.

Já as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do 2º semestre tiveram foco para o perfil do consumidor de um segmento mercadológico, por exemplo: Perfil do consumidor de carros de luxo, perfil do consumidor de fast food, perfil do consumidor de sex shop, perfil do consumidor da terceira idade que buscam por pacotes turísticos, perfil da consumidora que buscam por academias femininas, entre outros.
Emanuel Santos
Assessoria de Imprensa

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