9 maiores tendências de telecomunicações em 2013

1 2013 será o ano do Hotspot 2.0, com dispositivos e infraestrutura de rede ganhando espaço nas redes. A capacidade de oferecer roaming integrado via Wi-Fi terá um impacto muito grande na indústria móvel. Os APs com Hotspot 2.0 já estão disponíveis dos maiores fornecedores de infraestrutura e smartphones com esse recurso devem aparecer no início desse ano.


2 As operadoras devem iniciar acordos e parcerias de roaming. O usuário não será obrigado a conhecer ou se preocupar com a autenticação ou roaming Wi-Fi - o processo será automático e seguro, refletindo o mundo 3G/LTE.

3 O ritmo de implementações MSO de equipamentos Wi-Fi deve ser mantido.
4 A integração de RANs Wi-Fi no Core de Pacotes Móveis deve se tornar uma realidade quando as operadoras iniciam a implementação de gateways WLAN compatíveis com padrões 3GPP. Com isso, o assinante recebe o mesmo conjunto de serviços usando qualquer tecnologia de acesso via rádio.Esses serviços incluem faturamento (pré-pago ou contrato), políticas, intercepção lícita, roaming, autenticação, endereçamento, gestão de mobilidade e filtragem de conteúdo.
5 As operadoras móveis devem focar mais em arquiteturas de rede que suportam tráfego WLAN, RAN 3G e RAN LTE, que será direcionado para a rede core de pacotes móveis. A tecnologia Wi-Fi será apenas mais uma tecnologia RAN (rede de acesso via rádio) móvel.
6 Equipamentos 802.11ac devem ser lançados ao longo do ano. 
7 A construção de células pequenas deve aumentar com a inclusão dessa tecnologia em APs Wi-Fi.
8 Instalação da tecnologia em postes deve começar em muitas regiões para absorver o maior volume de tráfego em grandes áreas metropolitanas.
9 Smatphones com a tecnologia 5 Ghz devem impulsionar a implementação da tecnologia Wi-Fi em locais de alta densidade Ao agregar suporte para 5 Ghz, esses dispositivos ganham acesso a um volume imenso de espectro que pode se aproximar de 500 MHz em muitas regiões
 
Fonte: Steve Hratko é diretor de marketing da Ruckus.

0 comentários: