Ligações via Skype batem um terço das chamadas telefônicas internacionais

O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para o Skype. A plataforma de comunicação por VoIp, comprada pela Microsoft, cresceu bastante e registrou um recorde de tráfego com o crescimento de 44% na utilização do serviço. Os números são bem impressionantes: a quantidade de chamadas realizadas no Skype no ano passado foi o equivalente a cerca de um terço das ligações internacionais feitas em todo o mundo.



Em uma pesquisa realizada pela firma especializada TeleGeography, o serviço da Microsoft registrou crescimento de 44% em relação a 2011 no número de minutos de chamadas realizadas pela plataforma online. Enquanto isso, as ligações por telefone aumentaram somente 5%. No total, os usuários passaram 490 bilhões de minutos no telefone e 167 bilhões no Skype.

 Gráfico mostra o crescimento do Skype (Foto: Reprodução CNET)

“A pressão nas empresas de telefonia vai continuar nos próximos anos. Afinal, o Skype pode ser o mais conhecido aplicativo deste ramo, mas ainda há muitos outros concorrentes para elas, como Google, WeChat, Viber, Nimbuzz, Line e até mesmo o Facebook que está adicionando a ferramenta para realizar chamadas de voz gratuitamente pelo seu aplicativo Messenger”, avaliou Stephan Beckert, analista da empresa responsável pelo estudo.
Ou seja, a tendência é de que os aplicativos para PC e smartphone continuem em uma crescente nos próximos anos. Com isso, resta saber o que as operadoras de telefonia irão fazer para evitarem que eles acabem tomando todo o seu público.

Fonte: Techtudo.com.br

0 comentários: