Estudantes de Design de Moda têm coleção aprovada para o Dragão Fashion Brasil

A oportunidade de transformar os conhecimentos acadêmicos em prática é uma rotina na sistemática de ensino da Faculdade Ateneu. Como prova disso, a Instituição acaba de passar pela 2ª etapa do Concurso dos Novos do Dragão Fashion Brasil 2013. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (28) no site oficial do evento. A FATE participa com uma equipe formada por seis alunos, todos do terceiro semestre do curso de Design de Moda.
Por orientação da coordenação do Dragão Fashion, as instituições de ensino poderiam inscrever trabalhos produzidos a partir da temática “Onde há fumaça, há fogo. O Dragão do Mar no rumo do Brasil das maravilhas”, visto que este ano o evento homenageia o jangadeiro abolicionista Chico da Matilde, mais conhecido como Dragão do Mar.
 
Diante do desafio os alunos Admilla Niva, Pedro Albuquerque, Priscila Lima, Ronny Pinheiro, Satyne Haddukan e Socorro Ramos produziram a coleção “O balanço da Liberdade”. “Cada um deles teve um papel na elaboração desse trabalho. A Admilla e a Socorro se dedicaram à modelagem e montagem das peças, a Priscila focou na pesquisa, o Pedro no trabalho gráfico, a Satyne cuidou do styling e maker hair, enquanto Ronny participou diretamente de toda a criação” explicou a professora e coordenadora do curso Regina Almeida.
A coordenadora enfatizou ainda que a participação no Concurso dos Novos do Dragão Fashion Brasil trouxe a oportunidade de envolver várias disciplinas com um objetivo comum. “Além de mim, os alunos foram orientados pelas professoras Ana Simões, Andrea Cordeiro, Andrea Fonseca e pelo professor Fabrício Alencar, ou seja, nessa atividade foi possível praticar a interdisciplinaridade uma vez que envolveu oito disciplinas de várias áreas do Design de Moda” observou Regina.

O concurso
O concurso possibilita às Instituições de Ensino de Moda e Design a oportunidade de vivência prática, através de suas oficinas de criação, atividades em grupo para transformar trabalhos individuais em uma ação coletiva. Os projetos são desenvolvidos sob a orientação do corpo docente, onde cada instituição desfila sua coleção, integrando o line-up do evento e concorrendo ao prêmio definido pela Organização do Evento.
As propostas foram avaliadas por profissionais renomados na área da Moda, Estilismo e Design como Mark Greiner (estilista e arquiteto), Joana Salle (arquiteta e artista plástica), Charles W (jornalista e diretor a agência de publicidade Tanq) e Jopis Azevedo (educador e estilista).
A 15ª edição do Dragão Fashion Brasil vai ocorrer em abril, com o tema “Onde há fumaça, há fogo. O Dragão do Mar no rumo do Brasil das maravilhas”. Neste ano, o evento propõe uma viagem a sua própria história e volta ao ponto zero, reverenciando, como em sua primeira edição, a figura do jangadeiro abolicionista Chico da Matilde, o Dragão do Mar - o guerreiro navegante que partiu com destino às maravilhas de uma terra livre da corrente e do açoite - arquétipo da trajetória da própria moda feita no Brasil.
 
Emanuel Santos
Assessoria de Imprensa

0 comentários: