Alunos de Enfermagem desenvolvem projeto de responsabilidade social

 
O desenvolvimento de ações de caráter social é uma das vertentes trabalhadas pela Faculdade Ateneu. Dentro dessa perspectiva, o Grupo Alegrita, projeto desenvolvido por estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Ateneu, realizou no dia 18 de maio, a sua primeira visita externa. A entidade agraciada com as atividades foi o Lar Amigos de Jesus que atende a crianças com câncer em Fortaleza e na ocasião, os participantes foram recebidos pela diretora da entidade, a irmã Maria da Conceição Dias.

A visita faz parte de uma série de ações que o grupo pretende desenvolver para despertar nos alunos do curso de Enfermagem o interesse por atividades lúdicas e interativas com temas relacionados à saúde envolvendo todas as faixas etárias de instituições hospitalares e espaços de acolhimento. “É uma maneira que identificamos para incentivar os processos de humanização tão necessários na área da saúde” explica a coordenadora do curso profª. Ms. Lorena Picanço.
 
O Projeto
Além da missão de proporcionar aos alunos do curso de graduação em Enfermagem a experiência de desenvolver atividades lúdicas e interativas, o Grupo Alegrita pretende incorporar práticas humanizadas na formação profissional e pessoal dos futuros enfermeiros com ênfase na promoção de assistência de Enfermagem qualificada e eficaz.
Atualmente, o Alegrita é planejado e executado por 24 alunos sob a responsabilidade da professora Lorena Picanço e já encampa uma campanha de arrecadação de materiais de higiene pessoal, material escolar, brinquedos e roupas para serem doados a outras instituições beneficentes. “É importante lembrar que estas ações são muito bem planejadas, visto que o grupo faz uma visita prévia às entidades para assim entender as demandas e necessidades específicas de cada local” observa a coordenadora.
Para Lorena Picanço a participação no Alegrita também oportuniza o protagonismo dos estudantes, uma vez que cada membro possui responsabilidades definidas, como afirma a aluna Aline Oliveira. “É um projeto interessante, que sem dúvida, gerou uma nova motivação para ações práticas do curso, uma vez que ocupamos funções determinadas no grupo” disse a estudante que também falou da primeira visita. “Sabemos que temos algo a melhorar, porém o fator interação é fortalecido quando vemos o sorriso daquelas crianças”.
A próxima visita está marcada para o final deste mês, no Abrigo Casa da Criança, e as doações podem ser realizadas na sede Lagoa, na sala da Coordenação de Enfermagem. Outras informações pelo (85) 87766201.
 
Assessoria de Imprensa
Emanuel Santos

0 comentários: