Projetos Interdisciplinares de Marketing levam conhecimento para alunos na unidade Lagoa

Na última quarta-feira (17), foi realizada a terceira edição Encontro dos Projetos Interdisciplinares de Marketing. A iniciativa promovida pelo curso de Marketing levou para a comunidade acadêmica da sede Lagoa a apresentação de 14 trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos 1º, 2º e 3º semestres.
As pesquisas evidenciaram as oportunidades e os desafios que espera o profissional da área. Dentre os trabalhos, um deles apresentou para o público informações sobre a profissão de representante comercial, é o que explica o aluno João Brito. “Esse profissional tem um pouco de relações públicas e de vendedor, porém o mais importante é gerar expectativa no cliente”. Brito esclareceu ainda uma diferença importante, segundo ele, os representantes comerciais são profissionais regulamentados por meio de Conselhos Regionais que estabelecem as políticas do exercício da profissão, enquanto os vendedores são amparados pela CLT.

Outra pesquisa apresentada foi acerca da “ascensão da mulher na área mercadológica”. A equipe analisou profissionais de áreas distintas como comércio, educação e serviços. Para Carolina Matos a ascensão do público feminino no mercado de trabalho se deve busca constante pela profissionalização e a capacidade feminina de adaptação às mudanças, ideia compartilhada pela outra integrante da equipe, Gabriela Viana. “A mulher se encaixa em todas as áreas, porém nas de criação, onde os trabalhos com softwares são desenvolvidos, existem mais oportunidades” observou Gabriela.
O perfil dos cargos hierárquicos na área de Marketing também foi tema de pesquisa. De acordo com a aluna Cídia Freitas, a curiosidade e as expectativas de saber como anda o mercado de trabalho impulsionaram a equipe. “Queríamos saber como estava o mercado que pretendemos ingressar. Observamos uma área exigente e competitiva, onde somente os mais preparados poderão ter espaço” ressaltou. Já Anderson Lima destacou a importância das novas tecnologias para sucesso profissional, principalmente para o marketing desenvolvido nas redes sociais, enquanto Karoline Santos fechou a entrevista apresentando os níveis hierárquicos que o profissional pode galgar. “No Marketing há três níveis hierárquicos: o operacional no qual os salários podem chegar a R$ 8 mil, o tático, onde função de gerente ganha destaque e a remuneração pode atingir a casa dos R$ 18 mil e, por fim, o nível estratégico onde o profissional atinge a função de diretoria e pode superar os R$ 20 mil em salário” explica a aluna do primeiro semestre.
Durante esta semana outros cursos farão apresentação de seus projetos interdisciplinares.
Assessoria de Imprensa
Emanuel Santos

0 comentários: