Projeto de responsabilidade social será apresentado durante Congresso Brasileiro de Enfermagem

O Grupo Alegrita, projeto desenvolvido por estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Ateneu, acaba de ser aceito pela Comissão Científica para apresentação durante o 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEN).
A informação chegou à coordenadora do curso, profª. Ms. Lorena Picanço, nesta segunda-feira, 15 de julho, através de comunicado enviado pela comissão organizadora do evento. “Cinco alunos do curso de Enfermagem irão representar a Ateneu durante o CBEN. Na ocasião, irão apresentar o trabalho em forma de pôster e o resumo (simples ou expandido) deverá ser publicado nos anais do encontro” explicou a coordenadora.

O Congresso Brasileiro de Enfermagem vai ocorrer na cidade do Rio de janeiro, entre os dias 7 e 10 de outubro. Com a temática “Enfermagem e o Cuidado com a Vida”, os organizadores do evento pretendem abordar assuntos como: sustentabilidade, diversidade cultural, tecnologias, educação e programas de saúde, também haverá a posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
O Grupo Alegrita
Além da missão de proporcionar aos alunos do curso de graduação em Enfermagem a experiência de desenvolver atividades lúdicas e interativas, o Grupo Alegrita, que foi criado no início deste ano, pretende incorporar práticas humanizadas na formação profissional e pessoal dos futuros enfermeiros com ênfase na promoção de assistência de Enfermagem qualificada e eficaz.
Atualmente, o Alegrita é executado por 24 alunos sob a responsabilidade da professora Lorena Picanço e já devolve campanhas de arrecadação de materiais de higiene pessoal e escolar, assim como, brinquedos e roupas para serem doados a instituições beneficentes. “É importante lembrar que estas ações são muito bem planejadas, visto que o grupo faz uma visita prévia às entidades para assim entender as demandas e necessidades específicas de cada local” observa a coordenadora.
Para Lorena Picanço, a participação no Alegrita também oportuniza o protagonismo dos estudantes, visto que cada membro desenvolve responsabilidades definidas dentro do Grupo, como afirma a aluna Aline Oliveira. “É um projeto interessante que, sem dúvida, gerou uma nova motivação para ações práticas do curso, uma vez que ocupamos funções determinadas no grupo” disse a estudante.
Assessoria de Imprensa
Emanuel Santos

0 comentários: