Um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é muito importante para o
sucesso de uma empresa. Isso porque trabalhadores felizes tendem a ser mais
produtivos, e os líderes precisam estar atentos a esse fator dentro de sua
empresa.
Della Bradshaw, do Financial Times, recentemente destacou alguns
estudos sobre a busca da felicidade no ambiente de trabalho e como ela pode ser
importante para os negócios. Ela citou a psicóloga e professora na
Universidade de Administração de Cingapura, Christie Scollon, e sua pesquisa
que mostra que pessoas mais felizes ganham mais dinheiro, são mais saudáveis e
mais criativas na resolução de problemas.
As empresas mais novas têm mais facilidade em manter o foco na
felicidade do empregado a fim de manter seu negócio próspero. Onde isso ainda
não acontece, os líderes precisam enxergar que, quando as pessoas realmente
gostam de trabalhar, o sucesso chega com mais facilidade para todos.
Para conseguir liderar uma equipe que se empenhe em seguir um objetivo
comum baseado em um trabalho inovador e inspirador, é preciso prestar atenção
no feedback dos empregados. Ouvir atentamente o que eles têm a dizer – e tomar
medidas cabíveis em relação às suas ideias e sugestões – é uma das maneiras de
ajudar a aumentar o índice de felicidade.
Organizações como Google e Facebook são citadas como exemplo de empresas
que adotaram práticas positivas em relação aos seus funcionários. A empresa de
Mark Zuckerberg foi recentemente eleita pelos próprios funcionários como a melhor empresa para se trabalhar.
Entre as declarações anônimas dos funcionários divulgadas pela
consultoria, podemos encontrar frases do tipo: "Trabalhar no Facebook é
fantástico", "Desafiado todos os dias a fazer seu melhor
trabalho", e até mesmo "Parece mais casa do que trabalho". Basta
olhar para os números do Facebook para ver que toda essa satisfação dos
funcionários reflete nos resultados financeiros: a companhia superou as estimativas do mercado e
fechou o segundo trimestre de 2013 com receita de US$ 1,81 bilhão.
Por onde começar?
Mas se você não sabe como mensurar a satisfação dos seus funcionários,
uma boa dica pode ser começar com um aplicativo chamado TINYpulse.
Trata-se de uma ferramenta que permite captar comentários anônimos de sua
equipe para revelar ideias, tendências e oportunidades. Ele envia pesquisas
semanais para os empregados para averiguar a satisfação. Depois, o programa
elabora gráficos com os resultados para que os chefes possam acompanhar o humor
de seus funcionários, semana a semana.
Outra dica interessante é o Work.com, uma
plataforma online onde os funcionários de uma empresa criam perfis capazes de
mostrar suas experiências e objetivos. Esse aplicativo de gerenciamento de
desempenho permite a construção de uma cultura empresarial baseada em
interações sociais, feedback em tempo real e reconhecimento aberto.
Ficar de olho na saúde dos funcionários e, principalmente, em seu nível
de stress também é importante para ajudá-los a manter a satisfação. Algumas
atitudes simples, como fazer convênio com empresas de massagem e oferecer o
serviço para os funcionários gratuitamente ou com um bom desconto é algo que
pode fazer a diferença no dia-a-dia e ajudar a refrescar a cabeça para novas
ideias. O Google, por exemplo, ofereceu mais de 100 mil horas de
massagens ao longo do último ano para seus funcionários.
Alguns aplicativos também são capazes de auxiliar nessa monitoração da
saúde, como o Cardio, que mede os
batimentos cardíacos por meio da câmera de um iPhone. Uma empresa
irlandesa também criou uma maneira muito interessante e inovadora de controlar
o stress por meio de games para smartphones. Trata-se do PIP. Ele mede os níveis
de ansiedade e nervosismo através da resposta galvânica da pele, e em seguida
comunica os dados para o smartphone ou tablet do usuário. Um conjunto de jogos
e aplicativos de entretenimento permite que ele visualize e domine o stress de
uma maneira mais divertida.
Independente dos métodos escolhidos para auxiliar nesses processos,
sejam eles tecnológicos ou não, o mais importante é que a empresa conheça bem a
sua própria cultura e seus valores, pois dessa forma fica muito mais fácil contar
com um funcionário feliz - consigo mesmo e com o emprego.
Fonte: Canaltech.com.br
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