DIRETAMENTE: Ação Social FATE beneficia cerca de 300 pessoas

Estudantes, colaboradores e, principalmente, a comunidade do entorno da unidade São Vicente se beneficiaram da Ação Social FATE realizada, no último sábado (31), no Antônio Bezerra. No total, 247 pessoas foram atendidas pela iniciativa que proporcionou aferição de pressão arterial, testes de glicemia, medicação do Índice de Massa Corpórea (IMC) e, também, palestra sobre as doenças sexualmente transmissíveis que reuniu cerca de 30 pessoas.

confira fotos da ação


Diferentemente de 2012, este ano os trabalhos se concentraram na área da saúde onde estudantes de Enfermagem tiveram a oportunidade vivenciar ações práticas do curso. “Apesar de já ter experiência, uma iniciativa como essa aproxima a gente da população, que é o nosso público alvo. Nós ouvimos, conversamos, orientamos as pessoas e, acima de tudo, praticamos a Enfermagem na sua essência” observou a aluna Lucilene Silva, que é técnica em Enfermagem, e escolheu a FATE para aprimorar os conhecimentos na área.
Gilson Bastos, morador da área há mais de 40 anos, disse que a iniciativa representa crescimento para o bairro. “Para quem viu somente mato, ter um curso de Enfermagem representa uma evolução, achei tudo muito bom, ótima ação da Faculdade Ateneu” disse. Para José Cláudio foi oportunidade incomum. “Para mim que trabalho durante a semana, uma ação como esta vai me proporcionar a chance de fazer um breve check up. Espero que não fique apenas nessa, que tenha outras vezes para que a comunidade se beneficie” destacou.
Para a coordenadora do curso na sede Lagoa de Messejana, profa. Ma. Lorena Picanço, o evento provou o interesse dos alunos e informou a população sobre os cuidados com a saúde. “A população atendida foi orientada quanto a importância do acompanhamento dos sinais vitais pelos serviços de saúde do bairro. Também foi possível observar a disponibilidade dos acadêmicos na prestação de assistência à comunidade” explicou Lorena.
A coordenadora de Enfermagem em Antônio Bezerra, Yluska Piaulino, vê a ação como motivação e incentivo para ações sociorresponsáveis. “Formar vínculo com a comunidade do entorno da Faculdade favorece aprendizado contínuo aos acadêmicos da área da saúde enfatizando e propiciando ações permanentes de responsabilidade social” concluiu. Prova disso, foi a aluna de Recursos Humanos, Simone Alves, que aproveitou a folga do trabalho para prestigiar o evento. “Em geral, não tenho muito tempo, mas como estava liberada hoje, vim ser voluntária na ação. A minha formação, assim como a de enfermeiro, requer contato com as pessoas e aqui pude participar com a comunidade e, ainda acumular horas de atividade complementar” declarou a aluna que cursa o 1º semestre.
A próxima Ação Social FATE ocorrerá dia 21 de setembro, na sede Messejana.
Assessoria de Imprensa

0 comentários: