Alunos, professores e convidados abrilhantam Universo Ateneu 2013

O slogan “um mundo de oportunidades” definiu bem as ocasiões vividas durante os dois dias de Universo Ateneu. Ao todo, mais de 400 alunos passaram pelo auditório principal da Comunidade Espiritual Uirapuru (CEU), no Castelão. Na oportunidade, ocorreram o IV Simpósio em Desenvolvimento Humano e Regional, assim como a IV edição do Encontro de Iniciação Científica, a V edição do Encontro de Educação a Distância e a II edição do Encontro Docente.

O coordenador pedagógico, Gil Camelo, abriu os trabalhos ressaltando a importância do evento, assim como a presença dos estudantes e professores.  “Este evento se configura como um dos mais importantes para Faculdade pelo fato de gerar oportunidades de crescimento acadêmico e estejam certos de que todo o corpo docente presente aqui está preparado para ajudá-los em pesquisas, trabalhos e quaisquer outras produções científico-acadêmicas” disse.
No primeiro dia (26/9), o Encontro Docente iniciou a sequência de apresentações com os professores Rhoden Melo, Silvany Bastos, Ernesto César e Francisca Helena Holanda que, sob a coordenação do professor Pedro Cubas, destacaram a importância da pesquisa para o bom desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante. Num segundo momento, o professor Ismael Brasileiro coordenou Simpósio em Desenvolvimento Humano e Regional que trouxe os professores Rafael dos Santos e Ricardo César Borges que debateram a importância da Administração para o desenvolvimento regional e Logística Reversa e Sustentabilidade, respectivamente.
Ainda no primeiro dia, alunos de vários cursos apresentaram pôsteres e banners expostos durante as atividades de Projetos Interdisciplinares, com destaque para o trabalho “A qualidade de vida na terceira idade” de alunos de Enfermagem. “Estudamos sobre o dia a dia do idoso de um hospital de referência em patologias cardiopulmonares e o resultado foi que as doenças das áreas estão entre as principais causas de morte, além de que a família é fundamental para sobrevida, visto que, apesar dos avanços, as políticas públicas ainda não protegem esses 12% da população brasileira” disse um dos integrantes do grupo de pesquisa Jardel Brasil.
Os minicursos sobre “Elaboração de artigos científicos” e “Métodos Qualitativos”, com os professores Pedro Cubas e Rafael dos Santos, iniciaram os trabalhos do segundo dia do evento. Em seguida, o professor e coordenador do curso de Recursos Humanos, Alexandre Iório recebeu a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV),  Celina Galvão. Juntos os professores falaram sobre métodos de pesquisas, com destaque para pesquisas realizadas por Celina Galvão junto às pessoas presas no sistema penitenciário cearense.
Para encerrar, a professora e coordenadora de EaD da FATE, Luciana Rodrigues, falou sobre o histórico, papel, desafios e vantagens da Educação a Distância no ensino superior. Para o estudante, Eugênio Nascimento, o Universo Ateneu superou as expectativas. “Como primeira vez, eu achei tudo muito interessante, vou levar conhecimento para todo o meu período de faculdade, realmente, me senti incentivado a pesquisar” disse o aluno de Enfermagem, que esteve presente nos dois dias do evento.

Assessoria de Imprensa

0 comentários: