Curso de Ciências Contábeis traz consultor em Normas Internacionais de Informação Financeira

A coordenação do curso de Ciências Contábeis, em comemoração ao Dia do Contabilista, celebrado em 22 de setembro, trouxe para unidade Messejana, na última terça-feira (2), o professor, instrutor e consultor em International Financial Reporting Standards (IFRS) Eduardo Assumpção.

O palestrante veio do Rio de Janeiro para passar para os estudantes de Contabilidade dicas e dados sobre as Normas Internacionais de Informação Financeira, tradução em português para IFRS. Eduardo falou também acerca do IASB - International Accounting Standards Board (Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade), que visam uniformizar os procedimentos contábeis e as políticas existentes entre os países, que segundo ele, melhoram a estrutura conceitual e proporcionam a mesma interpretação das demonstrações financeiras.
O consultor abordou, ainda, sobre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis criado, através da Resolução CFC nº 1.055/05, com o objetivo de emitir pronunciamentos técnicos convergentes com a contabilidade brasileira e com os padrões internacionais. Para ele, o profissional de contabilidade deve se esforçar para entender os CPC, visto que outro nicho de mercado emerge no Brasil, o das pequenas e médias empresas. “Se eu fosse vocês faria um grande esforço para entender as diferenças entre as normas, sejam nacionais ou internacionais, pois o Brasil está cheio empresas estrangeiras, além de que pequenas e médias empresas são uma realidade e concentram boa fatia do PIB nacional” alertou Assumpção.

Assessoria de Imprensa

0 comentários: