Faculdade Ateneu realiza evento dedicado ao profissional de Secretariado

Para comemorar do Dia da (o) Secretária (o), celebrado em 30 de setembro, o curso de Secretariado realizou nessa segunda-feira, 7, um evento que reuniu alunos, professores e convidados para debaterem e apresentarem a profissão.

Já na abertura, a coordenadora do curso, profª. Ma. Tereza Neuma Martins destacou a importância da participação dos alunos na constituição do evento, assim como do profissionalismo do (a) secretário (a) para uma carreira bem sucedida. “Foram quase quarenta dias de organização e estes alunos estiveram envolvidos sempre, estou muito feliz pela dedicação de cada um. Ser profissional não é apenas ter a técnica, mas também a consciência de subir um degrau de cada vez de forma limpa e honesta” disse a professora.

O evento seguiu com a palestra magna da psicóloga e especialista na Formação de Empreendedores e em Educação, Maria José Porto de França Rebouças, que tratou sobre “A importância da profissionalização no mercado de trabalho atual”.

Maria José voltou sua apresentação para o secretariado, fazendo uma abordagem histórica da profissão, assim como, a sua evolução. “De ‘cara’ para desmistificar que a profissão é eminentemente feminina, a função de secretária iniciou com os escribas. A profissão ganhou novamente destaque no pós-guerra e no Brasil, na década de 1950 com a chegada das multinacionais” esclareceu a palestrante.

Ainda de acordo com Maria José Porto de França Rebouças, com a regulamentação da profissão, em meados dos anos 80, a função de secretaria ganha um novo status, ou seja, requereu do profissional dese ramo tomada de decisões e novos conhecimentos. "Na minha época, ser tatilógrafa e taquígrafa cabia bem no cargo, atualmente você precisa saber outra língua, ser pró-ativa e capaz de gerenciar o seu trabalho e o do seu assessorado. Portanto, eleja qual o seu projeto e objetivo" concluiu.

A atividade contou, ainda, com a presença da egressa do curso de Secretariado da FATE e atual secretária da presidência da CAGECE, Conceição Alves. Ela fez questão de destacar a sua passagem pela Faculdade. “Apesar dos mais de 30 anos de profissão, passar pela academia me agregou conhecimento e, principalmente, me garantiu reconhecimento na empresa. Mas isso tudo só foi possível, por conta da grade curricular rica e conectada com as necessidades do mercado de trabalho oferecida pela FATE” afirmou Conceição Alves.

A organização do evento apresentou também tendas com funções e histórico do curso de Secretariado da Faculdade Ateneu. “Uma tenda fez a recepção dos participantes, outra mostrou formas de maquiagem para secretárias e outra trouxe a história do curso” explicou a professora Tereza Neuma. O evento contou, ainda, com a presença do professor Clênio Lisboa, além de alunos do curso de Logística.


Assessoria de Imprensa

0 comentários: