Alunos têm aula com software capaz de facilitar tomadas de decisões na área de Logística

O curso de Logística, através da disciplina de Princípios de Pesquisa Operacional, promoveu no Laboratório II da Unidade Messejana para 37 alunos do terceiro semestre, uma aula diferente envolvendo sistemas organizados para tomadas de decisão.

A aula, ministrada pelo professor Ricardo Normando Ferreira, levou aos alunos problemas estratégicos relacionados ao setor de Logística, que são levados em conta a experiência e a intuição profissional. “De forma geral, podemos dizer que consiste na descrição de um sistema organizado com o auxílio de um modelo matemático, que através da experimentação com o modelo, se descobre a melhor maneira de resolver um determinado problema” explicou Ricardo Normando, que além de professor da área de Logística, Marketing e Administração, é mestre em Física.
Esse novo conhecimento tem uma aplicabilidade ampla visto que, além da Logística, setores de Produção, Finanças e Investimentos utilizam esses métodos em trabalhos de carregamento de navios, estratégias militares, alocação de mão de obra, dentre outras. “Como muitas das tecnologias que temos hoje, a Pesquisa Operacional também surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, resultado de estudos realizados por equipes interdisciplinares de cientistas contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática” ressaltou o professor.
Para o professor, as principais diferenças estão na aplicação prática desta disciplina que torna o profissional mais bem preparado pra tomada de decisões em sistemas mais complexo. “Mais uma vez estamos saindo do plano teórico da disciplina e entrado em um plano de natureza mais prática, utilizando os recursos que a tecnologia oferece. É outra estratégia da atual coordenação, tornar a disciplina prática em 50% do seu conteúdo, tornando o nosso aluno mais ativo no processo de tomadas de decisões em suas empresas. Pretendemos, ainda, tornar a Faculdade Ateneu uma referência neste tipo de estudo, contribuindo para uma sociedade mais bem organizada e estruturada” afirmou o prof. Ricardo Normando.
Assessoria de Imprensa


0 comentários: