Bluetooth vai ficar mais inteligente e economizar a bateria dos dispositivos

Desde que o Bluetooth foi reformulado em 2010 com o padrão 4.0, ele ganhou bastante popularidade, sendo usado em speakers sem fio e smartwatches. Agora ele vai ganhar novos poderes – e isso deve ajudar a economizar bateria.


O Bluetooth Special Interest Group anunciou o Bluetooth 4.1, a primeira atualização no padrão desde 2010, e isso vai deixar a conexão bem mais inteligente. Conecte seu smartphone a um dispositivo Bluetooth – um speaker, por exemplo – e ele vai se desconectar automaticamente assim que você deixar a sala. Em vez de manter ligado, ele vai perceber que você está se distanciando do outro aparelho e desligará a conexão, interrompendo transmissões wireless sem esquecer o que aconteceu. Quando você voltar, ele se reconectará. Você vai economizar bateria sem perceber, e poderá manter o Bluetooth ligado o dia inteiro sem gastar toda a bateria nessa brincadeira.

Além disso, a transmissão de dados também foi melhorada. Então dispositivos de monitoramento de saúde vão conseguir enviar sessões inteiras de treinamentos para um computador em pouco tempo. Dispositivos Bluetooth 4.1 também vão funcionar como hubs e periféricos ao mesmo tempo, o que significa que um smartwatch poderá coletar dados de outros sensores Bluetooth durante exercícios (agindo como um hub) ao mesmo tempo que passa as informações para seu smartphone (agindo como periférico).

A melhor parte? A atualização pode ser enviada para chips existentes – então se as fabricantes quiserem, você poderá atualizar seu dispositivo atual para se aproveitar dos benefícios sem precisar comprar um novo. 



0 comentários: