Curso de Enfermagem realiza encerramento de semestre e apresenta Grupo de Pesquisa em Saúde Pública

A primeira sexta-feira de dezembro (6/12) foi bastante especial para os estudantes do curso de Enfermagem. A coordenação, além de promover o encerramento do semestre, lançou o Grupo de Pesquisa em Saúde Pública do curso. A cerimônia contou com a presença de alunos, do diretor acadêmico, recém-chegado à Faculdade, professor Valdir Godoy, da coordenadora do curso, professora Lorena Picanço, do gerente de campus, prof. Djalma Guerra, além de professores e familiares.

Durante a atividade, a coordenação e o corpo docente do curso apresentaram a proposta do Grupo de Pesquisa em Saúde Pública. “É um projeto que pretendemos desenvolver a partir de janeiro de 2014. Concordamos com a ideia do autor Paulo Beirão quando afirma que - o desafio da academia hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é "dominar o desconhecimento", ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa” destacou a professora.
A intenção do grupo é oportunizar aos acadêmicos a iniciação científica e vivências com o mundo da pesquisa tão necessárias na área da saúde. “Acredito na motivação do corpo docente do curso e principalmente em nossos alunos que possuem potenciais que devem ser utilizados em atividades do tripé: pesquisa, ensino e extensão” observou Lorena Picanço.
Na ocasião, os alunos mostraram-se motivados para participar da seleção (que ocorrerá em janeiro) a fim de integrar o grupo de pesquisa que será orientado pelo corpo docente do curso. “Cada professor irá ser o orientador de quatro estudantes. As linhas de pesquisa englobam temáticas na área de saúde pública contemplando a formação acadêmica e profissional dos discentes” concluiu a Lorena.
Para o diretor acadêmico Valdir Godoy, a iniciativa fortalece o vínculo do aluno com o mundo das pesquisas e chamou atenção para a importância do momento na vida de cada um. “Desenvolver pesquisa no ambiente acadêmico é um diferencial para quem participa, estejam certos de que a Faculdade Ateneu está preparada para garantir esse crescimento científico. Parabéns a todos pela iniciativa e contem conosco para mais esse desafio” afirmou Godoy.
Assessoria de Imprensa

0 comentários: