Doutor em Antropologia debate sobre diversidade cultural no ambiente acadêmico

Os trabalhos de capacitação docente para o semestre 2014.1 não param. Na última quinta-feira (23), a Faculdade trouxe para um bate papo com os professores, o doutor em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, o professor João Tadeu de Andrade que, na ocasião, abordou sobre “Diversidade cultural, realidade e prática pedagógica”.

O catedrático falou sobre suas experiências no exterior com destaque para as passagens pelos Estados Unidos e Inglaterra onde fez estágio na Case Western Reserve University e London School of Hygiene and Tropical Medicine respectivamente, além do pós-doutoramento no Canadá pela University of Toronto, em 2012. Para João Tadeu de Andrade, as diferenças encontradas entre os povos e os lugares estimulam à busca do conhecimento. “Se aceitarmos a diversidade como fator motivacional, ganharemos em sabedoria e entenderemos melhor a humanidade”.
O professor destacou ainda que o ambiente acadêmico é um dos locais com maior possibilidade de diferenças. “A diversidade é o resultado da semelhança e da diferença juntas, e no microcosmo acadêmico o aluno é o principal responsável por esta variedade de ideias”, afirmou João Tadeu que é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará.
Para o convidado, alguns detalhes podem ser observados para que o trabalho do professor possa fluir nesse ambiente tão diversificado. “Atualmente, o docente deve ser adaptável, flexível, comunicativo, possuir uma parceria horizontal com os alunos e principalmente, habilidade de conviver com as diferenças”. Porém, ele alerta que esses quesitos não devem tirar do professor o domínio da sala de aula. “É um mundo com excessos e temos que desenvolver mecanismos para conviver sem desrespeitar o outro, e esse é o desafio” concluiu o professor.
No sábado
No sábado, a Coordenação de Educação a Distância reuniu coordenadores e professores para apresentar a plataforma e as novas ferramentas do ensino EAD para 2014.


Assessoria de Imprensa

Emanuel Santos

0 comentários: