Conheça mais a Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.
A fisioterapia atua em três principais bases:
Prevenção: A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes da doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas. Em qualquer idade.

Reabilitação: Trata-se de um processo multiprofissional visando a reinserção bio-psico-social do paciente/cliente. Tem por objetivo desenvolver os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença em tenha exigido imobilização.
Reintegração: Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objetivo da atenção fisioterapêutica. É a estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram seqüelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas). Tal reintegração se dá mediante o treinamento e adaptação dos pacientes às suas potencialidades.
Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para realizar os procedimentos, o fisioterapeuta terá que proceder a elaboração do diagnóstico cinesiológico  funcional ( avaliação), identificando assim, a abrangência da disfunção.

mrdayhospital.com.br

0 comentários: