PARA PRATICAR: Curso de Pedagogia inaugurará Brinquedoteca em Messejana

A busca por alternativas que unam teoria e prática no ambiente acadêmico é um desafio que a Faculdade Ateneu vem superando com a instalação de laboratórios práticos. O mais novo exemplo dessa iniciativa é a Brinquedoteca, vinculada ao curso de Pedagogia, que será inaugurada nesta quinta-feira (10), a partir das 19 horas, no Centro de Humanidades e Artes, em Messejana.
Para a coordenadora do curso e mestre em Educação, Emanuelle Oliveira, o espaço irá despertar a criatividade das crianças através de atividades lúdicas e criativas, estimulando o desenvolvimento global e despertando o interesse delas por uma nova forma de animação cultural. “O local também irá oferecer aos alunos do curso de Pedagogia a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação, contribuindo para a relação direta entre teoria e prática” explica a coordenadora.
A interatividade do Curso
Com a brinquedoteca, o curso de Pedagogia vai interagir com a comunidade, pois será um espaço em que, inicialmente, funcionários e alunos poderão trazer crianças para interagir com os futuros pedagogos.
O espaço atenderá todas as disciplinas que possam relacionar os conteúdos teóricos com a parte prática, todavia, as de Arte em Educação, Educação Infantil e Estágio supervisionado I estão diretamente ligada ao ambiente. No local, os estudantes irão compreender como se dá o processo de aprendizagem das crianças de 2 a 7 anos de idade, ou seja, aquelas que necessitam de um tempo maior para exercitar a criatividade e a imaginação. “Um exemplo será no período de estágio supervisionado na Educação Infantil, já que os alunos da Ateneu estudam no período da noite e não podem estagiar, visto que a educação infantil é ofertada apenas no turnos diurno e vespertino. Com isso iremos favorecer uma aprendizagem eficaz e sem lacunas na formação dos nossos educandos” afirma Emanuelle Oliveira.
O curso
O curso de Pedagogia tem uma matriz curricular voltada para as diversas áreas de atuação do pedagogo, tendo como base a licenciatura. Seu corpo docente é composto por 80% de doutores, mestres e especialistas em várias áreas da educação. O curso tem como objetivo central, formar profissionais competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão.
Assessoria de Imprensa
Emanuel Santos

0 comentários: