10 dicas para tornar-se um super profissional!

O profissional da nova geração tem sido desenhado pelo mercado ao longo dos anos.
Graduação, certificações e conhecimentos avançados são pré-requisitos. Mas o que torna um profissional bem sucedido, diferente de outro que viverá em “estagnação profissional” sem alcançar destaque e realização pessoal? 
Algumas habilidades precisam ser desenvolvidas por quem ambiciona vencer seus próprios limites e superar as expectativas.


1. Visão

Enxergar além das dificuldades e obstáculos é algo que deve ser trabalhado. Temos uma tendência à focar no problema e esquecemos de pensar nas soluções, gastamos energia preciosa remoendo situações ou atitudes, nos sentimos injustiçados e ali ficamos por um bom tempo como vítimas das circunstâncias. Pare de pensar no que aconteceu e pense em como reverter esta situação a seu favor. Por pior que seja o cenário existem sempre boas lições a se aprender. Torne desvantagens aparentes em vantagens potenciais. Não se limite ao que os olhos podem ver, vá além e lembre-se que nada como um dia após o outro.


2. Percepção

“Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos”. Wikipédia. A arte de “perceber” está caindo em desuso. Muitos problemas podem ser evitados e conquistas obtidas apenas observando o que está ao nosso redor. Fique atento aos sinais que as pessoas emitem, gestos, tonalidade e entonação da voz. Desenvolva o dom de se posicionar favoravelmente de acordo com o interlocutor. Conquistando sua empatia, as portas da mente abrem-se para o que você tem a dizer. Entenda a hora de falar e a hora de ficar calado, escolha o momento para dizer o que precisa, dessa forma suas ideias serão melhor compreendidas e aproveitadas.


3. Humildade

Praticar a humildade é  aprender diariamente. Mas não confunda humildade com passividade. Admitir nossos erros e corrigir as falhas pode transmitir confiança e desenvolver uma relação de parceria. Aceitar ajuda e ideias de alguém que possui mais experiência ou até uma visão diferenciada de determinado assunto, além ser um facilitador, oferece a chance do aprendizado.


4. Disposição

Não espere ser cobrado por alguma tarefa designada, surpreenda e entregue antes do prazo se possível. O mercado valoriza profissionais que estão sempre prontos à ação. Fique atento às oportunidades de demonstrar eficiência e mexa-se.


5. Auto Controle

Sabe aquele momento em que você tem vontade de dizer tudo que pensa a respeito? É exatamente nessa hora que você não deve dizer nada. Nunca… eu disse nunca! fale ou aja quando emocionalmente perturbado, é quase certo que se arrependerá mais tarde. Aqueles que conseguem passar por situações de stress e permanecer no controle de si mesmos tem a vantagem de dominar a situação, não reaja ao calor da emoção mas pense bem a respeito do ocorrido e escolha o momento certo para agir.


6. Organização

Comece por sua mesa ou estação de trabalho, mantenha tudo em seu devido lugar, organize seus e-mails e pastas de rede, além de agilizar a localização e acesso aos recursos, esta atitude inspira eficiência.


7. Networking

Tenha um cartão de visitas sempre à mão. Crie e incremente seu perfil em redes profissionais, tal como o LinkedIn. Busque expandir seus contatos profissionais diversificando as ferramentas de networking. Ex.: Twitter, Slideshare, Flickr, etc. Relacione-se com pessoas de áreas diferentes da sua, isso poderá aumentar suas chances de bons negócios.


8. Imagem

É incrível como a imagem que você projeta pode te dar boas oportunidades. O modo como se veste, sua aparência pessoal e linguajar devem andar junto com suas expectativas de sucesso. Se você projetar hoje a vitória que espera amanhã, tudo contribuirá para que consiga chegar onde almeja.


9. Comunicação

Divulgue suas habilidades e ações. Comunique projetos, cursos, participação em eventos, etc. Fique e permaneça visível!


10. Escrita
O melhor modo de melhorar sua escrita é através da leitura. Leia pelo menos um livro por mês. Ao invés de romances, prefira livros sobre liderança, gestão, filosofia ou assuntos profissionais, dessa forma seu vocabulário aumentará de maneira substancial e aprenderá novas formas de se dizer o que deseja.

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