Curso de Enfermagem realiza atividade de saúde no canteiro de obras da sede Lagoa de Messejana

A Direção da Faculdade Ateneu não tem medido esforços para ampliar as instalações da unidade Lagoa de Messejana. O prédio que já possui mais de 2.000 m² construídos e abriga uma estrutura moderna com dezenas de salas de aula, laboratório de informática e saúde, além de biblioteca, deve ter um novo pavimento com mais cinco andares até meados de 2015.

Já consolidado na sede Lagoa o curso de Enfermagem, com intuito de promover vivências práticas para os alunos, elaborou e participou de uma série de atividades de interação com os operários do empreendimento na última semana de maio. As ações se intensificaram nas temáticas voltadas para saúde e para segurança no trabalho. Na ocasião, foi iniciado projeto de saúde e segurança do trabalho “Ato seguro, risco zero”, por meio do qual a coordenação do curso, acadêmicos de Enfermagem, a supervisão da Segurança do Trabalho e a gerência de obras realizaram várias atividade de prevenção.
No total, 24 colaboradores de cargos de pedreiros, marceneiros, ferreiros, serventes, mestre de obras e o técnico de edificações tiveram acesso a atividades como aferição de pressão arterial sistêmica, glicemia capilar, peso corporal e altura para avaliação do Índice de Massa Corpórea. Após os procedimentos de saúde, a coordenadora do curso, profª. Lorena Picanço, ministrou palestra sobre Acidentes de Trabalho: causas e prevenção. "A palestra foi interativa e aplicada para as ações que estão ocorrendo na obra da sede Lagoa e os funcionários puderam interagir esclarecendo dúvidas sobre os riscos e prevenção de acidentes de trabalho de cada função" explicou a docente.
A atividade também reservou um instante para treinamento quanto ao atendimento de primeiros socorros em situações como, parada cardíaca e respiratória, engasgo, retirada de capacete após trauma, imobilização e transporte correto das vítimas. Ainda foi ressaltada a importância de agir com segurança, acionando pelo número 192 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
É importante lembrar que as atividades foram ministradas, também, por estudantes do curso, como foi o caso de Mauro de Moura Tabosa, que é aluno do primeiro semestre e atua profissionalmente na área de Urgência e Emergência. No final do treinamento, ainda houve a doação de cestas básicas.
Assessoria de Imprensa

Emanuel Santos

0 comentários: