Moda, design, qualificação e beleza no seminário “A MODA COMO ELA É” – 2014.

3 DE NOVEMBRO: MESA REDONDA NO AUDITÓRIO DA FIEC.
11No primeiro dia da programação, a discussão e o debate sobre moda e indústria têxtil providenciaram ideias e orientações sobre os desafios atuais da profissão, para uma plateia composta por 145 alunos de diferentes cursos da Faculdade Ateneu e profissionais do ramo.

O local preparado para o primeiro dia do seminário foi nada menos que o auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC. O evento começou com uma introdução a cargo de Marcus Venícius Rocha Silva, presidente do Sindconfecções do Ceará. Com um depoimento objetivo e esclarecedor, Marcus informou sobre a atualidade da indústria têxtil no estado, alertando sobre a necessidade dos profissionais manterem uma qualificação e aperfeiçoamento continuada, perante os desafios que representam a concorrência internacional e a pirataria.
Logo, deu-se início à mesa redonda intitulada “Gestão do Design nos negócios de Moda: as lacunas da formação acadêmica e do mercado”.  A mesa contou com participação de destacados especialistas da moda e das confecções no Ceará. Aliny Borges (marketing do Grupo Adoro); Francisco Lélio Matias Pereira (vice-presidente do Sindroupas – CE); Ivanildo Nunes (estilista e empresário); Gabriela Vidal (marketing da companhia Handara); Raquel Medeiros (marketing da empresa Florinda); Raquel Tavares Bastos (marketing da empresa Feminize Lingerie) e Renata Santiago (estilista, consultora e proprietária do Ateliê Modaparamim) e Consultora de imagem pessoal).IMG_2809 Red
Dentre as numerosas recomendações dos profissionais para os alunos, uma delas foi destaque do debate: parte da criatividade do especialista em moda deve ser aplicada na geração de projetos, empreendimentos e empresas; o designer e produtor não pode esperar ser chamado para uma vaga no mercado, ele precisa apresentar suas criações para o mercado.
10O debate foi mediado pela professora Andrea Fonseca, e o evento contou com a supervisão geral da professora Regina Almeida, coordenadora do curso de Desgin de Moda da Faculdade Ateneu.
No final da mesa redonda, uma surpresa impactou o auditório: a apresentação do projeto coletivo” Fashion Lab” e sua coleção “A Leveza do Ser”, expondo quatro peças criadas pelos alunos e professores do curso, que foram um desfile de modelos vestindo os looks. Importante destacar que esses quatro “looks” foram desenhados, criados e confeccionados em apenas uma semana.
4 E 5 DE NOVEMBRO: MINICURSOS ESPECIAIS NA UNIDADE LAGOA.
Desde a sua concepção, o seminário “A moda como ela é” propõe qualificar estudantes de diferentes cursos para desenvolverem habilidades e técnicas do mundo das confecções. Assim, durante dois intensos dias de programação, foram ministrados cursos de confecção de lingerie e de imagem pessoal, bem como workshops sobre construção de calçados e design de superfícies. Todos os cursos contaram com a totalidade de vagas preenchidas, e as peças criadas nessas capacitações serão expostas em próximos eventos da Faculdade Ateneu.IMG_2562
6 DE NOVEMBRO – DESFILE “ATENEU FASHION STYLE”. O encerramento dos quatro dias de seminário teve sua noite de gala: o desfile “Ateneu Fashion Style”, onde foi selecionada a “Garota Fate” 2014. Oito alunas da Faculdade Ateneu participaram desse certame que homenageia a beleza da comunidade acadêmica Ateneu. As jovens representaram os cursos de Administração, Design de Moda, Marketing, RH e Turismo, e foram apreciadas pelo numeroso público que ocupou os assentos do palco/passarela instalado na frente do Campus Messejana. A mesa avaliadora das modelos foi composta por seis júris especializados, incluindo professores, consultores de moda e a participação destacada de Edgel Telles, jovem apresentador do programa “Estilo & Você”, da TV Diário – Canal 22.IMG_3324
A estudante campeã do desfile, a nova “garota FATE” que representa a beleza e elegância dos alunos da Ateneu, é Maria Cecília Holanda Mesquita, estudante do 6° Semestre na carreira de Administração. A vice-campeã foi Sara Maria Perdomo Alonso, do curso de Turismo, e a terceira colocada foi Rochelle Ellen Queiroz de Castro, aluna do curso de Design de Moda.
A Faculdade Ateneu e sua comunidade acadêmica emitem seus sinceros parabéns às modelos, assim como para todas as jovens que embelezaram a noite do Ateneu Fashion Style, e a todos os membros do curso de Design de Moda, pela produção desse importante seminário.

0 comentários: