Noite de sabores e cultura com a “Gincana Empreendedora – 2014”.




Uma ação original do curso de Marketing, que envolve os acadêmicos da disciplina de Gestão Empreendedora no Varejo, a “Gincana Empreendedora” tem animado as noites de quinta-feira no Campus Messejana da FATE.

 Nessas noites, duas equipes apresentam seu empreendimento dentro do comercio varejista, e oferecem produtos para serem adquiridos pelos presentes no campus; incluindo em cada noite da gincana, uma apresentação artística.
A dinâmica da gincana consiste na formação de 10 equipes que apresentam ações de empreendedorismo de um pequeno ou micro varejo, “concorrendo” uma contra a outra sobre o número de clientes e de vendas atingidas. Dependendo das estratégias, as equipes utilizam recursos próprios, ou terceirizam os serviços e buscam parcerias, convidando outros empreendedores para fazer parte da ação. É um projeto da Faculdade Ateneu que criado para desenvolver a capacidade empreendedora, habilidades e atitudes dos estudantes de marketing, enfatizando a identificação de oportunidades, gerenciamento de recursos, a utilização de estratégias e a criatividade no varejo. Vem acontecendo todas as quintas-feiras de outubro, no Campus Messejana.

Com este “certame“ de empreendedorismo, os estudantes desenvolvem planejamentos e planos de negócio, analisam as variáveis controláveis e incontroláveis que interferem e influenciam ao implantar um empreendimento com fins lucrativos, aplicando ferramentas estratégicas, como a análise SWOT e o CANVAS. Todos os times de empreendedores já desenharam um plano de negócio e estratégias de comercialização, que deverão expor numa jornada de apresentação dos resultados obtidos, no dia 6 de novembro.

Como o afirma a coordenadora do curso de Marketing da FATE –o idealizadora da Gincana – Michele Aragão Fernandes, “a parceria com as empresas convidadas buscam também atender uma causa nobre, junto a Faculdade Ateneu e o curso de Marketing. Ao final será desenvolvido um relatório de atividades que apresentará os resultados financeiros das equipes, e 30% da renda gerada será invertido em produtos não perecíveis para uma entidade social da região”, destaca.

Na noite do 23 de outubro, as disputa foi entre a “Kouber” – pizza caseira em 4 sabores – e a “Dona Lanna” – sanduíches naturais variados. Essa última procurou enfrentar a proposta da pizzaria entrando em parceria com um quiosque de açaí e um carrinho de picolés. A noite foi animada por um grupo feminino de dança de “zumba”, especialmente convidado para animar a noite. Numerosos alunos que transitavam pela quadra do campus também bailaram os ritmos latinos trazidos pelas moças dançarinas.


Os grupos de alunos de Marketing continuarão na disputa pelo prêmio, até o dia 30 de Outubro; sendo essa a última noite da gincana, na quadra do Campus Messejana, desde as 19h30.








0 comentários: