O mundo da Fisioterapia na Semana da Fisioterapia FATE 2014.



A “I Semana da Fisioterapia Ateneu” ofereceu experiências de geração de conhecimentos e experiências sobre essa milenar disciplina da área da saúde. Mais de 300 alunos e interessados na fisioterapia participaram de palestras, minicursos e ações sociais nas instalações da Faculdade Ateneu da Messejana e Antônio Bezerra, nos dias 13, 14 e 16 de Outubro.


A agenda do evento começou com uma comemoração do “Dia Nacional do Fisioterapeuta” no 13 de Outubro, com uma atividade especial na Praça do Ferreira (centro de Fortaleza) onde alunos e professores dos cursos de Fisioterapia da FATE ofereceram oficinas de atendimento gratuito, assim como atividades de orientação e alongamentos, para a população presente.


Ao longo das três de jornadas focadas na fisioterapia e suas múltiplas aplicações a programação da I Semana da Fisioterapia ofereceu palestras que abordaram, dentre outros assuntos, temáticas como o empreendedorismo em fisioterapia, a avaliação de pacientes com hérnia de disco, a reabilitação de pacientes e a abordagem fisioterapêutica do sono. 


Alguns dos palestrantes destacados foram o Dr. Igor Montenegro, o Dr. Jorge Brandão, e a Dra. Ana Cristina Brasil; ela também representou o Conselho Regional Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO, no evento. 
Além dessas conferências, se realizaram minicursos de quatro horas/aula cada um, ministrados por professores que integram a carreira de Fisioterapia da Faculdade Ateneu. Estas qualificações contaram com a totalidade das suas vagas preenchidas, e capacitaram os estudantes em temáticas como ginástica laboral, formação curricular do fisioterapeuta, fisioterapia na saúde do trabalhador, e diagnóstico cinesiológico funcional, para citar alguns.

Para a organização do evento, o resultado marcou história no curso de Fisioterapia da Faculdade Ateneu. Em palavras de uma das produtoras do evento, a Profa. Candice Monteiro Mariano: “Os alunos enriqueceram o aprendizado com os minicursos, e sentiram-se confiantes na escolha que fizeram pela carreira”, ressaltou. “Na inscrição, solicitamos a doação de brinquedos, doces e roupas para crianças, as quais foram doadas para o INESPEC- Instituto de Educação para Crianças Especiais- no sábado seguinte”. 

Outro organizador do evento, o professor Evaldo Lopes Júnior, destacou que também, se arrecadaram R$ 1500,00 em doações de livros para o encerramento, junto com brindes que foram entregues aos participantes; material que veio a complementar o aprendizado nas jornadas. “Então, consideramos que a nossa ação foi bem positiva”, conclui o professor.

 

Informações: Curso de Fisioterapia – Faculdade Ateneu. (85) 3474-5151 / 3105-4350. www.fate.edu.br/curso/fisioterapia/
 

0 comentários: