Pedagogia: alunos apresentam resultados de pesquisa sobre gestão escolar.




Os alunos de Pedagogia da Faculdade Ateneu expuseram os primeiros resultados teóricos da pesquisa intitulada "Gestão Escolar" no Encontro de Iniciação Científica da UNIFOR, no passado 23 de outubro, e com atenta recepção por parte dos presentes.
Os trabalhos apresentados representam um recorte da pesquisa atualmente desenvolvida no curso de Pedagogia, na qual os alunos estão aplicando técnicas em duas escolas de Messejana que representam o “lócus” da investigação.  

O objetivo da ação é conhecer como acontece a gestão democrática nessas instituições. Para tanto, são abordados os princípios que regem uma gestão participativa e descentralizadora, cujos sujeitos pesquisados são os gestores (diretores, vice-diretores, coordenadores e secretária), assim como o presidente do conselho escolar.

 A pesquisa já iniciou sua coletas de dados, e conta com a participação de dez estudantes do curso de Pedagogia, de diferentes semestres.

O incentivo à pesquisa científica é um dos diferenciais da carreira, pois, como o afirmou Lima, é através do ato de pesquisar que “a prática reflexiva e dialogada com a teoria estará sendo realizada" (LIMA, 2012, p. 91). O curso de Pedagogia considera que eventos científicos são de suma relevância para despertar o conhecimento crítico e reflexivo dos alunos, contribuindo significativamente para sua formação como futuros profissionais da educação e pesquisadores. Ofício que eles já estão pondo em prática com o projeto “Gestão Escolar”.



 


0 comentários: