Acadêmicos do Curso de Enfermagem realizam visita técnica à perícia forense do Estado do Ceará – Pefoce.

20141127_144611[1]No passado 27 de novembro, estudantes do terceiro semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Ateneu realizaram uma visita técnica à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), juntamente com a coordenadora do curso, Profa. Lorena Picanço, e o Prof. Ed Carlos Morais. A visita teve como objetivo conhecer as instalações e as atividades desenvolvidas pela entidade, e significou uma oportunidade para observar uma necropsia forense. 

Primeiramente, os acadêmicos foram recebidos pelo médico legista, Dr. Renato Evando Moreira Filho, que ministrou para eles uma palestra com o tema “Conhecendo as atividades da Pefoce”. Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a atividade dos médicos legistas e dos peritos, principalmente em relação à identificação de causas de morte e especificidades do trabalho do profissional forense. Posteriormente, os alunos acompanharam uma necropsia no laboratório da Pefoce, onde puderam observar também os novos equipamentos periciais que possibilitam à instituição ser uma referência nacional na área.
 Segundo a coordenadora de curso, Profa. Lorena Picanço, “essa visita ampliou a visão dos estudantes acerca da importância do conhecimento anatômico durante a formação acadêmica, e a aplicação desse saber em atuações específicas do profissional da saúde, como, no caso, no campo da perícia forense”.20141127_170838[1]
A Pefoce foi criada em janeiro de 2008, e é um órgão técnico-científico do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado. Na sua estrutura organizacional, conta com as Coordenadorias de Medicina Legal, Perícia Criminal e Identificação Humana e Perícias Biométricas, todas dedicadas a campos específicos da medicina forense.

0 comentários: