Alunos de Serviço Social visitam comunidade quilombola no município de Horizonte.

GEDSC DIGITAL CAMERACom o propósito de aperfeiçoar o conhecimento dos estudantes da Faculdade Ateneu, a coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Ateneu, Profa. Daniele Alves, junto com o professor José Hilário Ferreira, docente da disciplina Antropologia Cultural do curso, organizaram uma aula de campo visitando na comunidade quilombola de Alto Alegre.
A mesma se localiza no município de Horizonte, interior cearense. A visita  teve por objetivo o encontro dos acadêmicos com a prática, incitando-os a refletir sobre a pesquisa de campo, e proporcionando aos participantes uma formação mais aprofundada e diversificada, em contato com essa particular comunidade.
 Os estudantes do curso de Serviço Social puderam visualizar de forma prática a teoria aprendida em sala de aula, e foi possibilitada a troca de experiências culturais e um maior conhecimento da história social e política do Ceará.
 O quilombo é uma organização social caracterizada pela vivência de povos afrodescendentes que se recusaram à submissão, à exploração, à violência do sistema colonial e ao escravismo imposto pelas classes dominantes. A professora Daniele Alves destacou que “a comunidade de Alto Alegre, em Horizonte, já foi reconhecida como área quilombola, conforme ato oficial do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em uma decisão histórica de reconhecimento definitivo de quilombos no território cearense”.
 A coordenação do curso também resalta que os alunos experimentaram conhecimentos adquiridos na sala de aula, ao tempo que incorporaram valores pessoais e profissionais que permitem compreender a luta por direitos sociais e sua ligação com um território. Esse espaço particular pode ser considerado como um campo que promove mudanças culturais no interior da vida das comunidades e nas relações com outros grupos sociais.GEDSC DIGITAL CAMERA
 O professor José Hilário Ferreira, um dos idealizadores da atividade, é também pesquisador sobre assuntos ligados às relações raciais (cultura negra, africanidade e africanos no Ceará). Para esta particular atividade de campo, o curso de Serviço Social contou com  apoio da a Profa. Lucicleide Barcelar da coordenação de Pesquisa, e da  Direção Acadêmica da Faculdade Ateneu, na figura do Prof. Dr. Valdir Godoy. Sem dúvidas, a visita à comunidade quilombola de Horizonte será uma experiência destacada nas carreiras dos alunos do curso.

0 comentários: