A única Faculdade no Porto do Pecém forma mais 120 profissionais.

No próximo sábado 18 de abril, o salão principal da Faculdade Ateneu (FATE) Pecém será o local da sua segunda cerimônia de colação de grau, onde 120 novos profissionais formados nos cursos de Gestão Portuária e Recursos Humanos ficarão habilitados para se desempenhar no mercado de trabalho. É a segunda turma formada na FATE Pecém, correspondente ao período 2014.2.

Criada em 2010 e começando atividades no ano seguinte, a Faculdade Ateneu Pecém foi credenciada pelo Ministério da Educação com conceito 4,0 (“Muito Bom”). Desde a sua fundação, a instituição oferece cursos superiores focados na formação de profissionais qualificados para desempenhar-se na região, considerando principalmente o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Uma produtiva parceria com a prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante disponibiliza transporte gratuito para os alunos, diariamente.
A FATE Pecém oferece as carreiras de Gestão Portuária, Comércio Exterior, Gestão de Turismo, Redes de Computadores e Gestão de Recursos Humanos; sendo que, em março de 2015, o MEC aprovou também os cursos de Ciências Contáveis, Pedagogia e Enfermagem (os dois primeiros, com nota 4 – “Muito bom”).
A Profa. Alexandra Cavalcante do curso de Recursos Humanos destacou que os alunos da Faculdade do Pecém têm uma formação diferenciada e especial. “Os nossos estudantes vêm dos municípios próximos ao porto, principalmente das cidades de Paracuru, Paraipaba, Caucaia, Croatá, e dos distritos de São Gonçalo, cidade onde se localiza a faculdade e o porto. Ao longo da carreira, os discentes abordam a teoria e formam as suas opiniões; posteriormente realizam práticas e atividades em empresas do porto e dos municípios circunvizinhos, o que lhes permite observar os processos de produção no CIPP e na localidade”, ressalta.


Algumas das companhias onde os alunos da Faculade Ateneu se desempenham são a ZPE (Zona de Processamento de Exportações), Permaco e APODI (produtora de cimento). Recentemente, os jovens realizaram uma visita ao Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, para conhecer mais acerca da legislação e processos de auditoria dessa entidade.
A importância da Faculdade Ateneu Pecém não se restringe ao fornecimento de especialistas capacitados para funções dentro do complexo portuário e da faixa litorânea ao norte da capital cearense; também se destaca por oferecer formação superior nos municípios próximos de São Gonçalo do Amarante, o que possibilita que os novos profissionais da região não precisem se deslocar até a capital nem abandonar as suas cidades natais em procura de uma carreira.
Weygo Sousa Gomes, aluno atualmente finalizando a carreira de Gestão Portuária, manifesta que o fato da Faculdade estar situada no Pecém tem facilitado notavelmente a sua vida profissional: “Sou oriundo da Taíba, em São Gonçalo, e a única faculdade de grande porte na região é a Ateneu. É muito bom não ter que se deslocar até Fortaleza para cursar, sendo que ainda contamos com o transporte gratuito”. O jovem afirma ter participado de palestras e minicursos brindados por duas empresas portuárias, e exclama com entusiasmo: “eu sempre quis trabalhar no porto, e a expectativa que tenho cursando na Ateneu é a melhor, já que a formação da minha carreira se dá perto de casa, e o meu futuro profissional (no porto) está bem próximo da faculdade, que me instrui para desempenhar-me lá”, conclui.
A cerimônia de colação de grau das turmas 2014.1 e 2014.2 da Faculdade Ateneu Pecém está marcada para as 19h do dia 18 de abril, no salão principal da própria Faculdade.
Faculdade Ateneu Pecém:
Avenida Dona Beatriz Braga, 481, Pecém, São Gonçalo do Amarante-CE.
(85) 3372.2500 / 9198.1421. http://pecem.fate.edu.br/ 

0 comentários: