Steve Jobs e você: aprenda com o mestre da tecnologia.

Uma das multinacionais mais importantes do mundo, a Apple Inc, anunciou recentemente que está trabalhando no desenvolvimento de um veículo elétrico, com data de lançamento estimada para 2020. A empresa é responsável pelas tecnologias “i”, que revolucionaram o uso de aparelhos eletrônicos em rede, e perpetuaram a figura do fundador e executivo da companhia, Steve Jobs.


Falecido em 2011, Jobs transformou-se no ícone do empreendedor genial, que aporta ideias inovadoras que facilitam o dia-a-dia dos usuários. Desde 1978, ano da consolidação do seu primeiro projeto, Steve escutou críticas e reprovações, porém, acreditou na sua própria proposta e desenvolveu um acervo de novas tecnologias que podemos carregar no bolso.

Numerosos inventores, empresários e empreendedores afirmam ter se inspirado na trajetória e capacidade inovadora de Jobs; muitos profissionais gostariam de ter a sua criatividade. Com base num artigo recente do blog tecnológico “Agendor.br”, compartilhamos aqui alguns critérios de vida de Steve Jobs que poderão incentivar para a sua carreira.

1 – Espírito jovem, sempre.
Steve Jobs entendeu que a inovação é impulsionada pela juventude. São as crianças que estão dirigindo o nosso mundo. Por causa dos dias espirituais e dos experimentos de Jobs, ele viu o mundo de uma maneira muito diferente de todo mundo. É preciso manter a mente em linha reta, o mais rápido possível, porque todas as grandes coisas que escutamos estão sendo feitas por pessoas de 20 anos.

2 - A perspectiva faz a diferença.
A vida é sobre a maneira com que a enxergamos. Comumente se pensaria que todo CEO é igual: ganancioso, sem escrúpulos e cobiçoso. Mas, no entanto, existe uma grande diferença entre, por exemplo, os perfis de Steve Jobs e Bill Gates. A diferença está na perspectiva. Steve Jobs se preocupava com o que ele estava vendendo e, como The Beatles, ele ensinou que a paixão faz toda diferença naquilo que você faz. Jobs dificilmente se preocupava com o mercado financeiro ou as arrecadações; ele focava naquilo que ele dominava: o desenvolvimento tecnológico.

3 – Independência é liberdade.
Quando você produz, procure estar se beneficiando no processo. Devemos nos programar para, paulatinamente, não depender de outros e servir, principalmente, aos nossos interesses. É essa a base da mentalidade empreendedora, que Jobs manteve até o fim da sua vida. A batalha é uma batalha, independentemente do lado em que você está lutando: procurar a independência profissional é caminhar em direção à liberdade pessoal.

4 – Responsabilidade nunca é uma carga.
Às vezes, quando se inova, se cometem erros. É melhor admiti-los rapidamente e continuar a melhorar suas outras inovações. Todo mundo comete erros, alguns deles valem até alguns milhões de dólares e/ou reais. Todo mundo tem um dia ruim, ou algum momento em que faz algo errado, independente de como isso afeta as pessoas ao seu redor.
Para ser um verdadeiro inovador, é necessário estar disposto a aceitar esses erros e corrigi-los. Apontar o dedo quando algo dá errado não vai mudar as coisas. Apenas deve ser corrigido o que está errado. Cuidado com apontar com os dedos, que nada de novo acontece. O líder faz que a sua equipe trabalhe e avance, contagiando-a com paixão. Olhar para trás e remoer um erro é um luxo que o empreendedor não pode se dar.

5 -  Coragem e persistência
Por incrível que pareça, os maiores sucessos de Steve Jobs vieram depois que ele foi demitido de sua própria empresa – a empresa que ele construiu. Ele se manteve firme nos bons e maus momentos, e ele fez as coisas à sua maneira. Steve Jobs pode ter sido um controlador e um perfeccionista, mas ele foi bem-sucedido. Suas contribuições serão lembradas por muito tempo, antes de quaisquer histórias de suas falhas. Era a sua persistência e vontade de fazer qualquer coisa para sua empresa vencer que transformou a Apple na grande marca que todos admiravam antes de sua morte.

7 – Simplicidade: unificar, facilitar, simplificar,
Esse foi um dos mantras famosos do inventor: foco e simplicidade. Simples pode ser mais fácil do que o complexo; você tem que trabalhar duro para obter seu pensamento limpo para torna-lo simples. A maior coisa que todos nós temos a aprender com Steve Jobs é que a simplicidade é a essência da vida, e com esse critério, podemos viver mais plenamente.

Para finalizar, expomos aqui algumas frases do genial inventor, que têm servido de inspiração e já foram utilizadas em cursos e qualificações no âmbito corporativo.

- “Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário”.

-“Na maioria dos casos, forças e fraquezas são dois lados da mesma moeda. Uma força em uma situação é uma fraqueza em outra, mas frequentemente as pessoas não conseguem trocar as marchas. É uma coisa muito sutil falar sobre forças e fraquezas porque elas sempre são a mesma coisa”.

- “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.


- “As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro”. 

0 comentários: