12/10: Dia De Nossa Senhora Aparecida, figura fundamental da religiosidade brasileira.

Cada 12 de outubro em boa parte da América Latina se relembra o dia em que os espanhóis pisaram no solo americano, pela primeira vez, em 1492. Porém no Brasil, a comemoração é outra: se celebra o dia da padroeira da nação. 

A Nossa Senhora Aparecida é uma santa da Igreja Católica e considerada a padroeira do Brasil. Ela é representada uma imagem da Virgem Maria, que fica alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. O local já recebeu até mesmo a visita do Papa João Paulo II, que a consagrou como sendo o quarto santuário mariano mais visitado em todo o mundo. Para esse famoso santuário peregrinam centenas de milhares de romeiros a cada ano, assim como para cada igreja no resto do Brasil com o nome da Santa. 
Contam as histórias e relatos que a imagem da Santa teria aparecido durante uma pesca no Rio Paraíba. Os pescadores rezaram e pediram que Deus os ajudasse para conseguir fazer uma boa pesca. Depois de muitas tentativas sem sucesso, eles jogaram novamente sua rede e no lugar de peixes, havia a imagem da santa. Após isso, os pescadores passaram a pegar uma quantidade de peixes tão grande, que os barcos ficaram pesados e corriam o risco de afundar. 
O Dia de Nossa Senhora Aparecida se comemora em 12 de outubro; a data é um feriado em todo o Brasil. Neste dia, a Basílica costuma receber visitantes de diferentes Estados. A Faculdade Ateneu deseja um ótimo feriado de Nossa Senhora Aparecida para todos.


0 comentários: