Sabia como encarar o último dia antes do Enem 2015.

Especialistas e educadores sugerem foco na revisão e evitar medidas extremas, como deixar de dormir para estudar. Quem não conta com passe de mágica nem com medidas duvidosas para se sair bem na prova pode se apoiar em algumas dicas para esta reta final. Os professores sugerem que a semana dos candidatos seja dedicada à revisão de conteúdos e à manutenção dos hábitos de alimentação e de descanso.
Não é recomendável mergulhar nos livros, nem os deixar de lado. Continuar frequentando as aulas e resolvendo questões de provas anteriores são algumas das sugestões para o período pré-provas. É o que tem feito Carla Abelaira, 21 anos, que já se dedicou às questões de exames anteriores e, agora, foca nas aulas para diminuir o estresse e chegar a uma vaga de Medicina.

– O aluno precisa se alimentar direito, dormir bem e não abrir mão da convivência com a família. Não adianta deixar de almoçar ou perder horas de sono para estudar. O que tinha de ser estudado a tempo do Enem já foi – avalia o diretor do Grupo Unificado, Luiz Ferrari.


O grande lance é evitar a ansiedade

Com o futuro em jogo, é difícil não ficar nervoso, mas os professores recomendam que a ansiedade agora dê lugar à confiança.

– O Enem é uma prova de interpretação, de raciocínio. Então, é importante que o candidato esteja calmo. Relaxar e ir tranquilo são um dos segredos para ter um bom resultado – diz Davi Ruschel, professor de história do Universitário.


É assim que a estudante Gabriela Alonso pretende chegar no sábado, primeiro dia de provas. A caminho de seu quarto Enem – os primeiros foram feitos como teste ao longo do Ensino Médio –, a jovem tem reforçado a revisão dos conteúdos de exatas nestes dias que faltam até o exame. João Vitor Ziani, 17 anos, estreante no exame, dedica-se aos conteúdos em que notou mais dificuldade. E a orientação dos professores é bem essa: recuperar o que já foi visto ao longo do ano, sem recair no desespero de aprender novas lições a cinco dias das provas.

Fonte: Zh.clicrbs.com.br

0 comentários: