
Localizado entre o Benfica, próximo da Universidade Federal, e o bairro do Itaperi, onde se encontra a Universidade Estadual, um considerável número de estudantes universitários e jovens profissionais têm se estabelecido na área, aproveitando a localização estratégica do bairro para fixar moradia e desenvolver suas atividades profissionais.
Com a abertura do Campus Montese da Faculdade Ateneu, o bairro incorpora, junto ao seu aspecto comercial, um perfil universitário e acadêmico que virará característico dele, nos anos vindouros.
Além da sua ubiquação, o Montese é um dos bairros mais conectados da cidade, ficando próximo aos terminais da Parangaba e da Lagoa, e atualmente sendo atravessado pelas linhas do metrô de Fortaleza e inclusive do próximo trem aéreo leve, o “VLT”. Recentemente, a prefeitura de Fortaleza aprimorou a acessibilidade e condução viária no Montese com as obras do programa “binário”, que requalificaram as avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos, as principais da zona. O fluxo de trânsito tem melhorado consideravelmente, tanto para os motoristas como para os pedestres, considerando que a área também apresenta trânsito pesado e de cargas devido às indústrias que funcionam na comunidade.
Praticamente, todos os trâmites legais, civis e públicos podem ser efetuados no Montese. Existem oito bancos, sete cartórios, numerosos estúdios de contabilidade e jurídicos, e desde 2013 o bairro conta com um espaço cultural e uma biblioteca pública. A Vida noturna e presença de bares é particularmente famosa no Montese: existem diversos locais para o encontro dos jovens, com música ao vivo, rodas de poesia e muita conversa. Alguns desses bares gozam de uma certa fama, o que também dá ao bairro um toque de “encontro da boemia”.
A notável variedade de comércios e lojas instaladas no Montese garantem a prosperidade e evolução da área, sendo que o bairro conta com mais de 600 empresas comerciais de nível nacional e local. Os imóveis são de custo relativamente baixo, tanto para aquisição quanto para aluguel. E o Montese conta com mais uma vantagem: duas estações do programa municipal “Bicicletar”, as bicicletas de uso público que permitem o translado pessoal e lazer dos moradores.
Conheça mais sobre o Campus Montese da FATE. Acesse:
http://fate.edu.br/unidades/#montese / Tel: (85) 3474-5151.
0 comentários:
Postar um comentário