ENEM 2015: os resultados serão publicados no dia 8 de janeiro.

Em comunicado oficial, a instituição responsável por aplicar, coordenar e corrigir o Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), informou que a data oficial da divulgação do resultado individual do último Enem 2015 será no dia 08 de janeiro, próxima sexta-feira. Seguidamente, no dia 11 de janeiro, estarão abertas as inscrições do Sisu 2016 – Sistema de Seleção Unificada.

Aproximadamente 5,5 milhões de estudantes participaram da edição de 2015 em mais de 1.700 cidades brasileiras. A estrutura do Exame permaneceu a mesma das edições anteriores, com a redação do Enem 2015 e 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. As duas primeiras foram aplicadas no sábado (24/10) e as duas últimas, junto da redação, no domingo (25/10). O tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira“.


Data de divulgação do resultado do Enem 2015 e Sisu 2016

Se for levado em conta que a edição deste ano possui um menor número de participantes, comparado a 2014, e que a quebra de recorde que era esperada não foi atingida, não haveria surpresa se as notas fossem divulgadas ainda no fim do mês de dezembro deste ano. Entretanto, a data de publicação seguiu o padrão das edições anteriores, com o resultado do Enem 2015 divulgado no início de janeiro de 2016.

A única maneira de acessar o resultado individual do Enem 2015é via internet, por meio da página do participante portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/. Para acessar as notas, os estudantes precisam informar o número do CPF e a senha do Enem 2015. Quem não se lembrar da senha poderá recuperá-la, clicando no link de apoio (“Esqueci minha senha”), disponível na própria página.

Até o dia 14 de janeiro, quinta-feira, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizará acesso as inscrições do Sisu 2016. O acesso às vagas em universidades federais é gratuito, utilizando a senha e o número de inscrição do Enem 2015. Os participantes deverão ficar atentos as datas de divulgação da chamada única regular e da lista de espera.

As notas do Enem 2015 poderão ser utilizadas ainda para conquistar de vagas em instituições estaduais e municipais ou mesmo particulares participantes, assim como para obtenção de bolsas de estudos, ensino técnico e financiamento de cursos em faculdades particulares, por meio de outros programas do MEC: Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Além disso, o resultado individual pode garantir ao candidato uma vaga de intercâmbio no programa Ciência sem Fronteiras e certificado de conclusão do ensino médio.

A Faculdade Ateneu deseja muito sucesso para todos os participantes do ENEM 2015 e fica à disposição para quaisquer informações ou esclarecimentos.


0 comentários: