Inscrições no FIES 2016 começam em 26 de janeiro. Confira as informações.

Interessados em participar do Fies 2016, fiquem atentos ao prazo. As inscrições começam dia 26 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 29/01. O resultado e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

Novas Regras Fies 2016: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Podem pedir o financiamento os estudantes de cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições particulares de ensino que tenham aderido ao programa.

As inscrições para o Fies 2016 terão início no dia 26/01 (terça-feira). O MEC também publicou no Diário Oficial da União portaria que dispõe sobre o processo seletivo do FIES, referente ao primeiro semestre de 2016. As mantenedoras de Instituições de Educação Superior interessadas em participar do processo seletivo assinaram o termo de participação entre os dias 14 e 21 de dezembro, no qual constará proposta de oferta de vagas. A expectativa é de que 300 mil vagas sejam ofertadas.

As mudanças anunciadas para o Fies 2016 do meio do ano de 2015 incluíram prioridades para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção do Distrito Federal). Agora, as microrregiões com IDH-M mais baixos receberão pesos maiores, sendo mais cotadas para a oferta do Fies.

Cursos com conceito 5 (máximo) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) poderão ofertar até 50% do número de vagas autorizadas. Para cursos com conceito 4 e 3, poderão ser disponibilizadas até 40% e 30% das oportunidades, e os cursos recém-autorizados poderão disponibilizar para o Fies até 25% das vagas. Entre o total de financiamentos a serem liberados para o próximo ano, 35% terá que ser para cursos com conceito 5, 30% para cursos com conceito 4, 25% com conceito 3 e 10% para recém-autorizados.

Áreas de saúde, engenharia e voltadas para a formação de professores continuam a ter preferência na concessão dos financiamentos. De acordo com o ministério, os critérios de nota e de áreas de formação com prioridade estão mantidos para 2016.


Para se inscrever no Fies 2016 o estudante deve acessar o site do Fies 2016e efetuar uma simulação no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php. A simulação é calculada levando em consideração os dados informados pelos interessados, logo os resultados obtidos possuem um caráter meramente ilustrativos disponibilizando informações aproximadas sobre o financiamento.

0 comentários: