Cinco motivos indiscutíveis para você estudar Psicologia.

O Século XXI será o grande período da investigação e conhecimentos sobre a mente humana, visando explicar e compreender os processos cognitivos e os mecanismos subjetivos compartilhados pelas sociedades e grupos.

Nesse contexto, os psicólogos, psicanalistas e terapeutas se perfilam como profissionais notavelmente requisitados em novas áreas de desempenho; tais como departamentos de Recursos Humanos, consultorias, equipes de resolução de crises e grupos de pesquisa. Além do trabalho clínico e acadêmico que os psicólogos continuam desempenhando com maior intensidade a cada ano.

1 - Primeiro, deve ficar claro que a profissão de terapeuta é diferente da profissão de psicólogo clínico.  As duas vertentes nascem da psicologia, mas possuem campos muito grandes para o trabalho do psicólogo de formação.

2 - A profissão do psicólogo é notavelmente ampla e não se restringe apenas a ter um consultório. O psicólogo trabalha em locais diversos e diferenciados, alguns ligados diretamente à área da saúde como hospitais, clínicas de recuperação, podendo exercer também trabalhos relacionados com a formação/educação, em relação com a pedagogia, ou até se desempenhar em corporações, empresas ou industrias, em estreito vínculo com a administração.
3 – Uma área bem valorizada, principalmente pelas instituições da saúde e jurídicas, é a da psicanálise. Para exercer a psicanálise é preciso fazer um curso de psicanálise e ser psicanalista (ao invés de ser psicólogo ou psicoterapeuta), a pessoa será psicanalista e, do mesmo modo, poderá atender pacientes em seu consultório particular, ao tempo que mantém viva a corrente epistemológica do grande Sigmund Freud, acaso o nome mais venerado na história da Psicologia.

4- O psicólogo nos processos de recrutamento e seleção de pessoal: só o psicólogo pode aplicar testes psicológicos e entrevistas para coletas de dados subjetivos enquanto um administrador, um especialista em RH outro profissional não pode.

5 – Dentre os profissionais do atendimento pessoal para clientes/pacientes, os psicólogos estão entre os mais valorizados no Brasil (e em boa parte do mundo), e, por conseguinte, os mais valorizados. Uma consulta particular de psicoterapia, no Brasil, custa entre R$120,00 e R$310,00, dependendo da trajetória do profissional, e de outros fatores regulamentados pelos Conselhos Regionais de Psicologia.

O curso de Psicologia é uma opção promissória em um mundo interconectado, onde se intercambiam informações, valores, e também subjetividades; e em sociedades onde a saúde mental adquiriu uma importância sem precedentes. Conheça os cursos de Psicologia da Faculdade Ateneu, uma carreira com tradição, amplo mercado e futuro garantido.  

0 comentários: