Saiba como construir seu networking profissional.

Bons contatos podem garantir um excelente lugar no mercado de trabalho. O desemprego é um fantasma que assusta milhares de pessoas atualmente no país. 


Networking é uma rede onde você buscará contatos que ajudarão a alavancar sua vida e projetos profissionais. Afinal, nossa vida é feita de relacionamentos. Ensinar você a construir seu próprio networking é o objetivo deste texto. Confira e entre o novo ano com o pé direito:

Começando
Não pense que uma vasta quantidade de contatos irá garantir ótimas oportunidades para você. Qualidade é mais importante. Para você ser lembrado pelos seus colegas, eles precisam saber das suas competências. Só ser simpático e carismático não é tudo.

Pontos e assuntos em comum
Busque se relacionar com pessoas que tenham assuntos em comum com você. Para dar certo, conheça seus próprios pontos fortes para que a conversa renda bons frutos. Impressione seu contato demonstrando segurança. Durante os encontros ? que podem ser casuais ou agendados ? procure expor suas competências sem parecer arrogante ou soberbo.

Timidez? Pode esquecer
A timidez pode se tornar uma barreira para muitas pessoas. Bem, em primeiro lugar a primeira coisa a fazer é conter este tipo de sentimento, já que ele pode ser um entrave na sua vida profissional. Comece pelos amigos e depois pelos amigos dos seus amigos. Lembre que a naturalidade é a chave do negócio. Jamais force situação nenhuma ou seus objetivos serão mais difíceis de serem alcançados.


Uma dica interessante é frequentar outros ambientes. Pessoas de outras áreas profissionais também podem ser muito úteis para você. Na sua rede de contatos, busque mostrar para as outras pessoas o quanto a relação de ambos pode proporcionar parcerias importantes e produtivas.

Aprenda a mapear contatos
Ficar atirando para todos os lados mostra falta de organização. Mapeie os contatos com os quais você gostaria de trabalhar ou receber alguma indicação. A rede Linkedin é uma excelente maneira de iniciar sua vida de networking.

Criar uma agenda de contatos
Você tem uma agenda cheia de contatos? Isto não é problema, desde que você seja um contato presente e não apareça somente quando precisa de indicação. O networking é feito diariamente, mesmo que talvez você não se dê conta. No trabalho, no happy hour, redes sociais e até no shopping você pode construir seus contatos.


Aproveitar as redes sociais
Use e abuse das redes sociais, porém tome cuidado com o que você costuma postar. Mantenha uma postura séria, pois atualmente muitas empresas consultam Facebook e Twitter de possíveis colaboradores antes de contratar. Cuide da sua imagem pessoal, escolha uma boa foto de perfil, publique textos interessantes e revise tudo antes dar o “enter”.O Linkedin é uma rede social gratuita totalmente direcionada para o networking e que facilita você abordar as pessoas com as quais deseja trabalhar. Há também fóruns e grupos de interesses sobre diversas áreas onde você pode participar livremente. O Facebook é uma rede social mais pessoal, porém muitos a utilizam para manter contatos e divulgar seus trabalhos. O começo pode ser um pouco trabalhoso, mas a tendência é você colher bons frutos no futuro.


0 comentários: