Saiba elaborar um currículo efetivo e atraente.

Um currículo organizado, objetivo e compacto pode fazer toda a diferença em um processo de seleção.


Quem está em busca de uma colocação no mercado sabe que o currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo. Ainda assim, vemos muitos currículos que pecam pelo excesso trazendo informações inúteis e que não acrescentam em nada. Abaixo você tomará conhecimento de dicas de especialistas nesta área que ensinarão como seu currículo pode ganhar destaque na sua próxima entrevista de emprego. Confira como criar um currículo profissional efetivo, atendendo cada parte do documento.


ATENÇÃO AO CABEÇALHO

As informações pessoais são importantes, mas lembre-se que o menos é mais. Basta o nome, endereço e o e-mail. Idade e estado civil são opcionais.

OBJETIVIDADE

Duas páginas no máximo! Mantenha a objetividade, com clareza de palavras e sem floreios. Destaque conquistas e qualidades, sem enrolar demais. Um currículo muito detalhado não costuma agradar os recrutadores.

PESQUISE SOBRE A EMPRESA E O LOCAL

Ao se interessar por uma vaga, pesquise bem o local e as atividades. Desta forma, você terá condições de colocar no currículo informações relevantes e que tem a ver com seu futuro novo emprego.

ENDEREÇO DE E-MAIL E CONTATOS

Um endereço de e-mail formado por apelidos ou expressões infantilizadas não pega nada bem. Se o seu e-mail é assim, crie outro para ser usado para ocasiões mais sérias. Endereços complicados podem fazer com que o recrutador se engane com alguma letra e a mensagem não chegue nunca.

NUNCA INFORME INVERDADES

Sim, há pessoas que têm a cara de pau de mentir nos currículos para ficarem à frente dos demais candidatos. Mas esta esperteza não vai longe. Estes “aumentos da verdade” são desmascarados logo na primeira entrevista, gerando situações bem constrangedoras. Sempre é mais bonito falar à verdade.

ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA

Já pensou enviar um currículo para a empresa que você tanto tem vontade de trabalhar com erros de digitação e gramática? No mínimo, seu currículo vai para a lata de lixo. Capriche e revise. Na dúvida, peça para algum amigo revisar junto com você.

EXCESSO DE INFORMAÇÃO

Anexar ao currículo portfólio e textos autorais, por exemplo, não é necessário em um primeiro momento. Durante a entrevista com o recrutador mencione os materiais que você tem e aguarde que ele solicite.

FOTOGRAFIA

Não há necessidade de colocar foto, a não ser que seja solicitado. Se for, incorpore uma foto 3X4 de boa resolução e onde você esteja vestido formal.

ENVIANDO POR E-MAIL

Faça uma apresentação respeitável no corpo do e-mail. Entre tantas mensagens que os empregadores recebem, faça a sua ganhar destaque.

ORDEM LÓGICA E CRONOLÓGICA


Ao elaborar um currículo, os especialistas sugerem que as informações sejam colocadas em ordem cronológica. Inicie pela formação acadêmica e depois relacione as experiências profissionais, da mais recente até a mais antiga.

0 comentários: