É imperioso dominar o Excel. Saiba por quê!

Um dos programas informáticos que melhor tem organizado o desempenho dos profissionais no mundo todo, é, sem dúvidas, o MS Excel.
Excel, hoje, não é só um software, mas uma linguagem universal utilizada em quase todos as empresas.
Para aqueles que trabalham na área de finanças é mais comum ouvir Excel do que Planilha. Tamanha é a presença e importância desse software. É claro que sempre vão tem aqueles que vão encontrar 597 razões para explicar que o Excel não é tão bom quanto outro determinado programa.
Mas a verdade seja dita o Excel está em toda parte e sempre será o pioneiro!
Pare de pensar em Excel como uma planilha
Excel é uma ferramenta de resolução de problemas. Sim, ele pode ser usado como uma planilha para contadores, analistas financeiros ou até mesmo como uma folha de cálculo tradicional.
Porém essa é apenas uma fração do que o Excel é capaz. Assim, muitos profissionais não irão aproveitar corretamente o incrível poder do Excel, porque muitos acham que ele é apenas um aplicativo de planilha chato que lida com números chatos.
Acredite, com Excel é possível lidar com dados de textos, envio de grandes volumes de e-mails personalizados e criação de apresentações PowerPoint automaticamente!
Essas não são coisas que a maioria das pessoas associam com uma planilha.
Ganhar mais tempo
O bem mais precioso da Terra e que não pode ser mais reposto é o seu TEMPO!
Quanto mais você souber Excel, maior será sua velocidade para resolver problemas, e se você ficar bom em VBA muito do seu trabalho diário poderá ser automatizado o que irá economizar muitas horas por tarefa.


Excel não vai acabar
O Excel será REI por muito tempo! As grandes empresas não podem facilmente migrar de plataformas e aplicações já estabelecidas.
Sem falar que não existe um rival à altura e que seja desenvolvido e suportado por uma organização tão integra quanto a Microsoft. Apenas com uma observação, a maioria das instituições financeiras fazem gerenciamento, controle de projetos e tomam suas decisões a partir de análises feitas em Excel.
Extrair informações
Tem crescido consideravelmente nos últimos anos o quanto as grandes empresas vêm gastando com CRM(Gestão de Relacionamento com o Cliente), ERPs(Sistema integrado de gestão empresarial) e banco de dados.  As empresas querem saber no detalhe as características de seus clientes para que possam atendê-los da melhor forma possível.
Você precisa ser capaz de coletar dados, analisa-lo, tirar conclusões e apresentar essas conclusões para os responsáveis em tomar decisões. Com Excel você pode extrair essas informações e em seguida criar estudos e relatórios.
Quanto mais habilidades em Excel maior é sua capacidade de se “vender”
Saber Excel não representa apenas uma habilidade em seu currículo, mas sim um pacote de habilidades. Na era da busca por palavras-chave na hora da contratação, você precisa se atentar que simplesmente escrever “Excel” ou “Excel Avançado” no seu currículo não é muito atraente para potenciais empregadores, já que a maioria faz isso mesmo não tendo esses conhecimentos.
Use funções do Excel em seu currículo! Como Dashboards, PROCV, Macros, VBA, formatação condicional, gráficos, filtros… Assim mostra que realmente você conhece da ferramenta sem falar que mostra sua capacidade analítica e que tem muito valor a agregar em uma organização.
Conclusão
Então quer dizer que o Excel é perfeito? Talvez, não para todos, mas para quem tem a intenção em trabalhar em empresas de médio e grande porte e está à procura de desenvolvimento na carreira, pode ter certeza que aumentando seus conhecimentos em Excel é um grande passo para melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Conheça mais sobre os cursos de aperfeiçoamento em Excel que a Faculdade Ateneu oferece:
http://fate.edu.br/excel-basico/

http://fate.edu.br/excel-basico-e-intermediario/


http://fate.edu.br/excel-avancado-messejana/




0 comentários: